Site Meter

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Zuckerberg apresenta Facebook Home

Nem smartphone, nem sistema operativo optimizado. O Facebook Home, apresentado hoje, é um launcher e promete uma experiência social móvel mais imersiva

[foto de Robert Galbraith para Reuters]

Acabou a espera e a especulação. Afinal, o que Mark Zuckerberg tinha na manga não era o Facebook Phone, nem um sistema operativo modificado, nem mesmo uma grande actualização da app do Facebook, como foi inicialmente apontado, mas sim um misto dos três. 

O Facebook Home é um laucher, resultante de uma modificação do software Android, que não substitui o sistema operativo. Nele, o ecrã inicial é substituido por uma "cover feed", que vai mostrando as actualizações do Facebook e do Instagram em formato slideshow e que permite colocar "like" e comentar sem sair do lock screen. "O ecrã inicial é a alma do telefone e as pessoas olham para ele dezenas de vezes por dia", explicou Zuckerberg.

É, portanto, uma aplicação que modifica a forma de interagir com o dispositivo e com a própria rede social, colocando as pessoas à frente das aplicações e tarefas de um smartphone.

Ecrã inicial do smartphone com Facebook Home

O Facebook, a fabricante de tecnologia sediada em Taiwan HTC e a operadora norte-americana AT&T também anunciaram o HTC First, que será o primeiro smartphone criado em redor do Facebook Home.

O Home também vai modificar todo o sistema de mensagens com o "Chat Heads" que, por exemplo, em vez de mostrar o nome do remetente, mostra a imagem de perfil. Isto numa altura em que os sinais de igual em cor de rosa num fundo vermelho tomaram a rede social de assalto, é capaz de complicar um pouco. Ainda assim, Joey Flynn, que demonstrou esta nova feature na apresentação, pareceu bastante entusiasmado.

O "Chat Heads"

A aplicação vai ter actualizações mensais e está apenas disponível para Android. O fundador da rede social mais utilizada no mundo justificou-se com a abertura do sistema operativo e e pela possibilidade dos developers criarem novas aplicações integradas no Facebook Home. Estará disponível para smartphone, limitada aos HTC One, HTC One X, Galaxy S III, Galaxy S IV e Galaxy Note II, a partir de dia 12 e para tablet daqui a alguns meses.