Site Meter

sábado, 6 de abril de 2013

Os maiores marcos na história das consolas [4ª parte]

A Sétima Geração de consolas trouxe-nos histórias complexas com gráficos quase cinematográficos, mas também jogos para pôr toda a família a mexer

The Elder Scrolls V - Skyrim, lançado em 2011 para PS3, XBox 360 e PC
A Sétima Geração de consolas iniciou-se nos últimos meses de 2005, com o lançamento da XBox 360. A sucessora da consola da Microsoft oferece jogos nativamente em HD, serviço XBox Live integrado e capacidades multimédia através do Windows Media Center. Até Fevereiro deste ano, vendeu já mais de 76 milhões de exemplares e, no primeiro ano, chegou a 36 países, mais que qualquer outra consola num único ano. A 14 de Junho de 2010, a Microsoft apresentou um modelo redesenhado da consola, mais fina, com cinco portas USB (mais duas em comparação com os modelos anteriores, entretanto descontinuados) e um disco de 250 GB.

Vários utilizadores de XBox 360 experimentaram uma série de problemas técnicos, o que levou a Microsoft a alargar a garantia das máquinas para três anos referentes a falhas gerais de hardware, o erro mais comum, que é característico por fazer o botão de iniciar mostrar uma luz vermelha em vez do normal verde. O erro tornou-se conhecido como "Red Ring of Death" ("anel vermelho da morte"), numa alusão ao erro da Microsoft Windows "Blue Screen of Death" ("ecrã azul da morte"). Em Abril de 2009, a garantia passou a abarcar também o erro de código E74. Porém, outros erros não são cobertos pelo alargamento da garantia. A Microsoft optou por modificações à consola para minimizar a possibilidade de erros, que passaram por uma redução no tamanho, número e localização dos componentes, reforço dos cantos do CPU e GPU e uma melhoria na dissipação do calor.

O "Red Ring of Death" é um erro de hardware, não raras vezes associado a sobreaquecimento
Uma das inovações da XBox 360 foi o aparecimento do Kinect. Depois do EyeToy da SONY, em 2003, esta foi a entrada da Microsoft no mercado dos videojogos "sem comando". Foi anunciado na E3 2009 sob o nome de Project Natal e permitia jogar utilizando gestos e vozes de comando. O Kinect Adventures, que trazia o periférico incluído, foi o jogo mais bem sucedido da história da XBox 360, com 18 milhões de vendas.

Quanto aos jogos, a XBox 360 foi lançada com 14 títulos na América do Norte e 13 na Europa, e conta actualmente com 952 jogos, sem contar com os retrocompatíveis da primeira XBox. Seis deles alcançaram a marca de um milhão de vendas no primeiro ano da consola: Call of Duty 2, The Elder Scrolls IV: Oblivion, Ghost Recon Advanced Warfighter, Saints Row, Dead or Alive 4 e Gears of War, que acabaria por vender um total de três milhões no ano seguinte, antes de ser ultrapassado em 2007 pelo Halo 3, que vendeu 8 milhões. Nesse ano, a Game Critics Award distinguiu a XBox 360 com 38 nomeações e 11 vitórias, um recorde de prémios na história dos videojogos. Em Março de 2008, a consola alcançou um attach rate de 7,5 jogos por consola na América do Norte e sete na Europa, face a 3,8 na PS3 e 3,5 na Wii.

O segundo grande lançamento nesta geração foi a PlayStation 3. Criada para concorrer directamente com a consola da Microsoft, a SONY apostou num sistema unificado de jogo online, a Playstation Network, e numa máquina capaz de correr jogos em Full HD e filmes em HD através de um leitor de Blu-ray integrado. O comando da PS3, baseado no DualShock 2, apresenta uma tecnologia Sixaxis, que permite ler os movimentos do utilizador enquanto joga, num controlador sem fios. No entanto, difere dos outros comandos da PS no facto de não possuir sistema de vibração.


O protótipo inicial, de 2005, tinha duas portas HDMI, ligação à internet por Wi-fi, três portas de Ethernet e seis USB. Mais tarde, com a apresentação um ano depois na E3, a SONY reduziu as portas para uma HDMI, uma Ethernet e quatro USB, provavelmente numa tentativa de cortar nos custos da máquina, que foi mostrada ao público em duas configurações: um modelo de 20GB e outro de 60GB, o único a ter, em simultâneo, uma porta HDMI, internet por Wi-fi e leitor de cartões. Ambos os modelos foram colocados à venda a 11 de Novembro de 2006 no Japão e seis dias depois na América do Norte e Europa. Em Setembro de 2009, a SONY anunciava o modelo slim, mais fino e menos ruidoso no arranque.

Tal como a sua concorrente mais próxima, a Xbox 360, também a PS3 apresentou vários problemas de hardware, embora um estudo de 2009 pela SquareTrade tenha apontado um rácio de falhas de 10% em dois anos, dentro da média normal de consumíveis electrónicos. Cerca de 0,5% das PS3 comercializadas mostraram dificuldades no arranque, mostrando uma luz amarela a que a BBC chamou de "yellow light of death" ("luz amarela da morte" - ver no texto acima), entre 18 e 24 meses após a compra. A garantia, que não foi alargada devido a este problema, apenas cobre falhas que ocorram dentro do primeiro ano após aquisição. Em resposta à percentagem apontada pelo programa Watchdog da BBC, a SONY acusou a companhia britânica de media de apresentar conclusões erróneas, uma vez que o erro se devia a defeitos de manufactura e que a forma como foi apresentado poderia lesar a marca japonesa.

Outro erro que se tornou conhecido foi o bug do ano bissexto, que ocorreu nos modelos originais da consola, a 1 de Março de 2010 devido a uma falha no relógio interno. Além de impedir a ligação à PlayStation Network, evitando o log in e, assim, a ligação a jogos online, o relógio retrocedeu para 31 de Dezembro de 1999. O bug, apelidado de ApocalyPS3, não afectava modelos recentes da PS3 e foi resolvido com uma actualização de software em Junho de 2010 que calculava propriamente os anos bissextos.

A PS3 apresenta conectividade com a PlayStation Portable e com a PS Vita. Por exemplo, no jogo Formula One Championship Edition, o jogador pode usar a consola portátil como espelho retrovisor.

Na altura do lançamento, foram também postos à venda 14 jogos, com mais três lançados antes do final de 2006. Na E3 do ano seguinte, a SONY aproveitou para anunciar títulos que se tornaram conhecidíssimos, como Heavenly Sword e Little Big Planet, ambos lançados no nosso país inteiramente em português, Killzone 2, Call of Duty 4: Modern Warfare ou Assassin's Creed. No final de Março do ano passado, tinham sido já vendidos cerca de 595 milhões de jogos para a PlayStation 3. Disponíveis para esta plataforma, existem até agora 772 títulos.

A Nintendo não quis ficar atrás e marca presença na Sétima Geração com uma consola que mudou o estilo de jogos em muitas casas, juntando famílias em frente ao ecrã. A Wii foi lançada em 2006 e tem um público-alvo mais alargado que as duas concorrentes, mais apontadas para jogadores hardcore. Com características muito mais avançadas que as anteriores máquinas Nintendo, a Wii inovou principalmente no comando, que funciona através de um sistema sem fios - através de BlueTooth - de ponteiro electrónico e detecta movimento em três dimensões. O controlador é composto por duas peças interligadas, numa combinação de acelerómetros e detectores de infravermelhos, que permite ao jogador controlar o jogo com gestos e com botões em simultâneo. Além disso, a Wii oferece uma plataforma para os diversos títulos de fitness, bem como um sensor de pulso com oxímetro, o Wii Vitality Sensor.

Outra característica interessante é o WiiConnect24, que permite receber actualizações e mensagens pela internet mesmo em stand-by. É também a primeira consola que permite o download de jogos emulados de consolas anteriores e não só da Nintendo. Os modelos iniciais da Wii eram retrocompatíveis com os títulos e acessórios da GameCube, mas, no final de 2011, o modelo Wii Family Edition já não apresentava essa feature.O maior redesign da consola foi, contudo, a Wii Mini, lançada em Dezembro do ano passado, que corre somente discos ópticos da Wii, deixando de parte os jogos da GameCube e as capacidades de jogo online. Todas as consolas têm 512 MB de memória interna, mas aceitam cartões SD.

A Wii não reuniu grande consenso entre a crítica. Se por um lado, uns consideravam que uma mudança no paradigma dos videojogos era positiva, outros atacaram a casualidade dos seus jogos e o facto de ser um sistema que exige fisicamente do jogador. Alguns utilizadores passaram, inclusivamente, a padecer de um género de tendinite conhecida como "cotovelo de tenista", que depressa foi baptizada de "Wiiite". Um estudo publicado em 2007 no British Medical Journal afirma que os jogadores de Wii gastam muito mais energia que se jogassem jogos num computador, mas que, embora isso possa ser benéfico no controlo da obesidade, não substitui uma prática desportiva propriamente dita. Uma outra publicação científica optou por estudar um caso de uso mais positivo da Wii, focando-se na utilização da consola da Nintendo para reabilitação de adolescentes com paralisia cerebral.

Polémicas à parte, o lançamento da série de títulos Wii Fit - que, mais do que jogos, são autênticos softwares de personal training - foi uma das apostas ganhas da Nintendo. Utilizando um periférico exclusivo, a Wii Balance Board, são possíveis treinos de força, exercícios aeróbicos ou Yoga. Tem sido utilizado inclusivamente fora das casas, em ginásios, centros de fisioterapia e mesmo em lares de terceira idade para melhorar a postura dos idosos. Em 2009, os programas de fitness da Wii contavam já com lucros de dois mil milhões e em 2012 as vendas totais rondavam 22.760 cópias.

O Wii Fit transforma a sua sala de estar num ginásio
Mas a Wii não se esgota nos health games. Um dos jogos mais vendidos foi o Wii Sports, com 79.600 cópias vendidas. Este é um simulador de desporto onde é possível observar bem a diferença que faz o tipo de controlador que a consola utiliza. Tendo experimentado o jogo, posso sublinhar tudo o que foi apontado anteriormente: gasta mais energia que um jogo normal de consola ou computador e faz o utilizador suar as estopinhas. No entanto, a experiência de um jogo de golfe ou de uma partida de tiro com arco com esta consola e, principalmente, com o controlador ("primeiro estranha-se, depois entranha-se", como a Coca-Cola para o Pessoa), não tem nada a ver com os jogos anteriores do género: muito mais imersivo, real, físico. A Nintendo também lançou uma versão Wii das franchises mais conhecidas, como The Legend of Zelda, Mario Kart, Pokémon ou Metroid. A Wii é, das três máquinas da Sétima Geração, aquela que mais jogos tem para oferecer, com 1221, excluíndo os jogos emulados para a Wii Virtual Console.

(a redacção pede desculpa pelo atraso na continuação da série "Os maiores marcos na história das consolas". No próximo número, apresentamos a Oitava e, até agora, última geração das máquinas que mudaram o mundo dos videojogos. Até lá!)

Ler Última Parte