Site Meter

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cá Se Faz: MobiPag

Com esta iniciativa, apresentada no mês passado na Universidade do Minho, o único cartão que precisa para pagar as suas compras é o do telemóvel


O MobiPag mostra-se como a primeira solução em Portugal de pagamentos através de Near Field Communication (NFC) e foi já testado na Universidade do Minho no pagamento de bens e serviços nos bares, na compra e validação de títulos de transporte e de senhas de refeição, entre outras possibilidades.

E foi mesmo na Universidade do Minho que foi apresentado, no mês passado, este projecto, que conta com a participação de várias empresas portuguesas, como a Wntouch, Cardmobili ou a CreativeSystems, três universidades - Minho, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Instituto Superior Técnico. As operadoras móveis a funcionar em Portugal (Vodafone, Optimus e TMN) estão igualmente envolvidas, bem como o SIBS, que gere a rede de Multibanco, a MasterCard e Visa Europa e os Correios. Os bancos Millenium BCP, BES, BPI e Caixa Geral de Depósitos integram também o projecto.

O grupo afirmou, em comunicado, que "a desmaterialização do dinheiro traz múltiplas vantagens, como uma maior comodidade no transporte e uma gestão mais fácil das transacções, maior segurança e ainda o crescimento dos benefícios para as parte envolvidas, sejam os consumidores, os lojistas, a banca ou os operadores de transacções eletrónicas".

Acrescenta ainda que "os pagamentos móveis apresentam-se como uma oportunidade de reforço da eficiência do sistema de pagamentos português, através de soluções electrónicas de transacções que, actualmente, ainda utilizam meios de pagamento com custos elevados."

Embora não tenham sido ainda divulgados quais os dispositivos que terão esta tecnologia - sendo obrigatório terem o sistema NFC - nem os OS que serão compatíveis com a aplicação, é já sabido que o cartão SIM do telemóvel ficará ligado à conta bancária do utilizador, que, assim, só terá de passar o smartphone pelo dispositivo, digitar um PIN e autorizar a transacção.

Não se conhece ainda a data de introdução do MobiPag no dia a dia, mas a vantagem de redução de custos para os lojistas com os dispositivos de pagamento por cartão - que não deixam, porém, de existir - e a redução de cartões e dinheiro físico na carteira do utilizador fazem prever que esta tecnologia tem pernas para andar.