Site Meter

segunda-feira, 8 de abril de 2013

ASAE chama ACAPOR para prestar declarações

Na base está o encerramento do Oxe7 e do WarezTuga, É a primeira vez que a ACAPOR é chamada a depor num dos maiores avanços no combate à pirataria em Portugal


A ACAPOR foi chamada pela ASAE para depor sobre os processos judiciais que levaram ao encerramento do Oxe7 e do WarezTuga. Assim, a associação, liderada por Nuno Pereira, deverá estar representada dia 16 perante as autoridades.

Embora já tenha sido notificada anteriormente sobre este processo, é a primeira vez que será ouvida. O caso é já considerado um dos mais relevantes na história portuguesa do combate à pirataria na internet, pela dimensão e alcance que os dois websites tinham.

Nuno Pereira afirmou ao Tek que vai aproveitar para anexar os novos desenvolvimentos em relação ao Oxe7, que terá voltado ao activo durante o fim de semana sob o nome Moovk. e qualquer das formas, a hipótese de avançar com um processo civil e um pedido de indemnização não está posta de parte, depois que os administradores do Oxe7 e WarezTuga estiverem identificados. 

De facto, o método utilizado pela ACAPOR tem sido a identificação da administração dos sites e a ameaça de processo e pedido de indemnização, caso as actividades do site não sejam dadas como encerradas. Pelo menos os administradores do PDCLinks e de Né&Miguelito foram identificados. 

A ACAPOR congratula-se por ter já conseguido, com este método, fechar dois dos cinco maiores sites de divulgação de material sujeito a copyright. Quanto ao BTNext, outro site que figura no "top5", Nuno Pereira sublinha que a ACAPOR "está a trabalhar" e que "mais cedo ou mais tarde vai avançar" com o processo.