Site Meter

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cá Se Faz: Fablab EDP

A funcionar no Labelec, em Sacavém, este é o primeiro Fablab a abrir em Portugal, com o apoio da EDP. Conceito nasceu no Centro de Bits e Átomos do Massachussets Institute of Technology


Se nunca ouviu falar em Fablabs, saiba que este é um conceito criado no Centro de Bits e Átomos (Center for Bits and Atoms - CBA) do MIT (Massachussets Institute of Technology) e que consiste num laboratório de fabricação - daí o seu nome, fabrication laboratory - e prototipação, equipado com vários tipos de ferramentas controladas por computador, de diversas escalas e com vista a trabalhar diferentes materiais. É, por isso, possível criar quase tudo, principalmente produtos de tecnologia normalmente limitados a produção em massa. No entanto, não competem com a produção em massa. A ideia é formar e capacitar as pessoas ao permitir que criem os objectos para si mesmos.

O FabLab EDP foi o primeiro do género a ser criado em Portugal, nas instalações do Labelec, onde se situam os laboratórios da EDP que, de resto, é a grande apoiante do projecto, integrando o laboratório como parte da EDP Starter.

Aqui, é possível utilizar equipamentos tão diversos como impressoras 3D, fresadoras CNC de grandes dimensões e de precisão, entre outros. Desta forma criam-se condições favoráveis à criatividade, à cidadania participativa e ao empreendedorismo.

O laboratório é dirigido aos colaboradores EDP, Universidade EDP, à comunidade científica, estudantes, inventores, pequenas e médias empresas... em resumo, a todos aqueles que tenham boas ideias a pulsarem na cabeça - basta trazê-las e transformá-las depois em produtos concretos. Há uma equipa formada para dar apoio aos utilizadores e dias de "laboratório aberto", onde o acesso às máquinas é gratuito. Nos restantes, a utilização está restringida por reservas das máquinas e/ou do espaço. De interesse são também os muitos workshops feitos no espaço Fablab, desde impressão 3D a Arduino.