Site Meter

domingo, 7 de abril de 2013

Aptoide: o Marketplace portugês

O Aptoide é um Marketplace (loja de aplicações) para Android criado pelo português Paulo Trezentos e conta já com 100 mil aplicações e um milhão de downloads diários


O Aptoide, criado em 2011, não é propriamente uma loja, mas sim uma forma que facilita qualquer produtor ou revendedor de software a criar a sua alternativa ao Google Play.

Para o consumidor final, o aspecto do Aptoide é de uma loja de aplicações, tal como a loja oficial do Google - ou pelo menos um grande centro comercial que junta várias lojas de aplicações para Android.

A estratégia inicial do Aptoide é facilitar a criação de lojas que nunca teriam acesso ao Google Play por vários motivos, como por exemplo, poucos recursos técnicos e comerciais, ou porque o Google Play não está disponível em todos os países, como é o caso do Irão.

Ao contrário do Market da Google, np Aptoide todo o processo é gratuito assim como é menos exigente nas politicas e condições de uso.

Uma aplicação que seja rejeitada no Google Play por causa da politica de não concorrência, poderá ser distribuída através do Aptoide.

O próprio Aptoide não está no Google Play por ser concorrente do mesmo, por isso quem quiser fazer o download terá de ir directamente pelo browser do dispositivo móvel.
As duas aplicações podem estar instaladas no mesmo dispositivo sem qualquer problema, o que beneficia o utilizador, pois este tem uma maior variedade de aplicações disponível.

A partir de Maio, o utilizador passará a poder vender as suas aplicações na sua loja ou numa loja de terceiros, num sistema que já se encontra em testes, em que ganha 75% face aos 70% que ganharia no Google Play.
O Aptoide fica com 10 a 12,5% e o restante vai para o parceiro que divulgou a aplicação (loja).

Para criar a sua loja visite o site oficial e para fazer download da aplicação para o smartphone ou tablet Android, visite o site mobile a partir do seu dispositivo Android.