Site Meter

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Novo site encerrado após intervenção da ACAPOR

Chegou a ser um dos maiores sites de partilhas português. Foi hoje encerrado, depois de um ultimato da ACAPOR


Depois de sites como o WarezTuga, Né & Miguelito ou o Oxe7, o Portugal Séries confirma hoje também o seu encerramento após um ultimato da Associação do Comércio Audiovisual de Obras Culturais e de Entretenimento de Portugal (ACAPOR).

Segundo a mensagem deixada no site e no Facebook do Portugal Séries, a ACAPOR "identificou, ameaçou e assediou um antigo colaborador do site, que sob pena de ser alvo de um processo-crime, nos veio pedir para encerrarmos", o que confirma igual modus operandi dos casos anteriores, referidos acima.

No entanto, a administração admite regressar num formato diferente, embora não tenha divulgado como será o seu funcionamento. Um dos comentários feitos na página de Facebook sugere inclusive a criação de um grupo fechado onde sejam colocados os links para as séries.

Nuno Pereira, presidente da ACAPOR, afirmou à Exame Informática que, uma vez que foi identificado e contactado um dos administradores da página, ameaçou com um processo em tribunal caso o site não fosse deitado abaixo. "A partir do momento em que se identificam os responsáveis do site, há uma probabilidade de 98% de os sites acabarem por encerrar. O que prova que, neste negócio, o anonimato é muito importante", acrescenta.

O Portugal Séries chegou a ser, em 2008, o site que liderava na oferta de material para download. Nuno Pereira aponta o aparecimento de outros sites do género, como o WarezTuga e o Oxe7, recentemente fechados, como principal causa da perda de popularidade do Portugal Séries. Ainda assim, antes de encerrar, contava com 21 mil utilizadores registados e 60 mil visitas diárias, num total de 34 milhões de visitas. A página, que oferecia os ficheiros de forma gratuita, vivia de receitas de publicidade, que, dependendo dos formatos, custava ao anunciante de 4 euros para dois meses a 45 euros por mês.