Site Meter

terça-feira, 23 de abril de 2013

Falso tweet da AP leva a crash na bolsa norte-americana

Conta de Twitter da Associated Press foi suspensa após um hacker ter conseguido aceder e enviado uma mensagem falsa


"Última hora: Duas explosões na Casa Branca e Barack Obama está ferido". Foi esta a mensagem enviada esta tarde por um hacker que conseguiu aceder à conta de Twitter da Associated Press (AP) e que levou ao pânico nos mercados financeiros.

Jornalistas dentro da Casa Branca depressa desmentiram o rumor e a AP, a partir de uma conta separada, deu conta de que a conta principal tinha sido invadida. "A conta de Twitter @AP foi suspensa depois de ter sido hackeada. O tweet sobre um ataque à Casa Branca é falso", foi anunciado. A conta tem perto de dois milhões de seguidores.

No entanto, pouco depois do Tweet ser lançado, tanto o Dow Jones Industrial Average e o S&P 500 caíram de uma forma impressionante, recuperando logo a seguir.

O Syrian Electronic Army ("Exército Electrónico Sírio") já reivindicou o ataque ao perfil da AP, embora não haja ainda provas concretas que tenha sido sua autoria. O Twitter suspendeu, dias antes, a conta do grupo por alegado hacking de três contas registadas na CBS News.