Site Meter

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Programas de chat ultrapassam SMS

Um estudo encomendado pelo Financial Times permitiu descobrir que o SMS está a ser ultrapassado pelos programas de mensagens, como o WhatsApp ou Skype


Era natural que os programas de chat tenham vindo a crescer ao longo destes anos e até recentemente o CEO da WhatsApp tinha vindo dizer que a sua empresa já era maior que o Twitter, mas até agora não havia um estudo conclusivo.

Um estudo encomendado pelo Financial Times veio agora concluir que realmente os programas de chat estão a ultrapassar os tradicionais SMS em termos de volume.

No final de 2012, estavam a ser enviadas mais mensagens através de programas como o WhatsApp, Kik e soluções próprias dos fabricantes, como é o caso do iMessage e BBM, que através do tradicional serviço de SMS.

Ainda assim, esta descoberta não significa uma crise imediata para as operadoras.
As mensagens escritas SMS significam lucros anuais de 120 mil milhões de dólares às operadoras de todo o mundo.

No entanto, este estudo dá conta de um declínio das SMS e os serviços alternativos deverão contar com 41 mil milhões de mensagens por dia já no final de 2013.

Algumas operadoras lançaram entretanto serviços alternativos ao envio de SMS, como é o caso da Telefónica e a O2, que lançaram uma aplicação chamada Tu Go que permite o envio de mensagens escritas e chamadas de voz a partir de qualquer dispositivo móvel (incluindo iPad e iPod Touch)