Site Meter

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Procura explosiva leva a desvalorização da Bitcoin

Em pouco mais de 24 horas, esta moeda virtual deu provas da sua força e da sua fraqueza


Em pouco mais de cinco horas, a Bitcoin desvalorizou mais de cem euros, mesmo depois de ter atingido o seu máximo histórico.

A 10 de Abril, cada moeda valia 203 euros, o valor mais alto atingido por esta moeda, e num curto espaço de tempo, desvalorizou cerca de 60% para 82€ por moeda.
O dia de ontem veio demonstrar aquilo que antes já tínhamos afirmado aqui no blog: Esta moeda tem um valor muito volátil e que tanto pode valorizar como desvalorizar num curto espaço de tempo, devido a especulação criada pela oferta e pela procura da mesma.


A desvalorização deveu-se a um pico de interesse pela moeda, o que originou uma latência nos servidores do site MT Gox, um dos maiores sites de troca de Bitcoins, que por sua vez levou a um ataque de pânico e consequente venda em massa da moeda, levando ainda mais ao entupimento dos servidores.

Com isso ainda há que acrescentar o grande aumento de utilizadores que esta moeda teve nestas duas ultimas semanas.
Os responsáveis pelo site MT Gox afirmaram que o número de utilizadores era de 60 mil em Março e de 75 mil em Abril.

Alguns sites chegaram a noticiar que o MT Gox estava perante um DDoS (ataque de negação de serviço), o que alegadamente estaria a comprovar a vulnerabilidade do sistema às mãos dos piratas informáticos.
Esta situação não se confirmou.

A imprensa internacional afirma ainda que estas oscilações nos valores são normais, muito devido a um aumento explosivo que o Bitcoin teve nestes últimos dias, e tal como a bolsa de valores, o preço deverá estabilizar nos próximos dias.

Depois da forte queda, o valor das mesmas está a ser negociado a $120, cerca de 91€.