Site Meter

terça-feira, 23 de abril de 2013

Meteoro ilumina os céus da Argentina [Vídeo]

Imagens foram capturadas por várias câmaras de segurança e espectadores de um concerto. Meteoro media cerca de 45 centímetros


Pode não ter sido dos maiores meteoros visíveis a entrar na atmosfera nem ter feito estragos como o de Chelyabinsk na Rússia, em Fevereiro, mas foi, certamente, espectacular.

Durante a noite de Domingo, 21, um meteoro iluminou os céus em Santiago del Estero, na Argentina, de uma forma que pareceu ter amanhecido de repente. O evento foi capturado em vídeo pelos espectadores de um concerto e pelas câmaras de videovigilância da cidade.

Jorge Coghlan, director do Observatório Astronómico de Santa Fé, dsse, numa entrevsta a uma rádo local, que o meteoro media somente 45 centímetros - em comparação, o de Chelyabinsk media entre 17 e 20 metros - e entrou na atmosfera a uma velocidade de 130 mil quilómetros por hora, desintegrando-se a uma altitude de 65 quilómetros.

Após a explosão do meteoro, ao amanhecer, surgiu no céu um halo, igualmente filmado por várias pessoas, mas que Coghlan não liga ao fenómeno anteriormente observado.

A NASA estima que, diariamente, caiam no nosso planeta mil a 10 mil toneladas de material resultante de meteoros. No entanto, grande parte passa despercebido devido às pequenas dimensões.