Site Meter

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cá Se Faz: Papel Florescente

E se, depois de usado, o papel desse flores? Foi a pensar na sustentabilidade e nas causas ambientais que Mónica Oliveira e Nuno Bernardes criaram o Papel Florescente


No final do ano passado, Mónica Oliveira e Nuno Bernardes tiveram a ideia de criar um papel que, depois de usado, pudesse ser "semeado". Com o foco da preocupação na causa ambiental e na sustentabilidade, nasceu a Papel Florescente, uma empresa que produz papel reciclado com sementes incorporadas.

Assim, imagine poder semear,seguindo as instruções na imagem acima, uma carta recebida pelo correio e cultivar agriões, cravos ou mesmo camomila para chá. As sementes são aplicadas no papel quando a folha é produzida, criando uma folha dupla. 

Todo o processo é feito de modo sustentável, ecológico e artesanal, em que o papel a reciclar é seleccionado e moído com água para formar uma pasta. Depois, é acrescentada uma espécie de cola para proteger as sementes, e estas são então dispostas entre as duas camadas da folha. No entanto, nem todas as sementes podem ser utilizadas, portanto Mónica Oliveira e Nuno Bernardes escolheram sementes pequenas, que não impeçam o processo de impressão e que tenham uma alta taxa de germinação. Da selecção, que permite cultivar cravo francês, bocas-de-leão, cosmeaa, camomila, agrião, rúcula, salsa, manjericão ou pimenta, algumas, as sementes maiores, não podem ser utilizadas em impressão - terá mesmo de escrever a carta à mão, como antigamente.

De momento, ainda só estão disponíveis papéis nas cores branca e parda, mas está para breve o aumento da oferta de outras cores e padrões. Quanto aos preços, uma folha A4, não impressa, tem um custo médio de 1€90, sendo as folhas vendidas em pacotes de dez. Em tamanho A5 e A6, o preço é de 95 e 65 cêntimos, respectivamente. O preço das restantes ofertas varia conforme a forma, quantidade e impressão simples ou dupla. Para encomendar, basta entrar em contacto com a empresa através do número 911540596 ou pelo e-mail geral@papelflorescente.pt. A Papel Florescente está presente ainda nesta página de Facebook.