Site Meter

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Piratas pagos na mesma "moeda"

A Greenheart Games lançou uma versão pirateada de seu próprio jogo... Com uma pequena partida incluída


Uma produtora de jogos, a Greenheart Games, decidiu fazer uma partida a todos aqueles que piratearam o seu jogo, que por sua vez é um simulador de uma produtora de jogos, o Game Dev Tycoon.

Ironicamente, a versão pirateada inclui, propositadamente, um bug que faz com que os jogos virtuais sejam alvo de pirataria, fazendo com que o estúdio do jogador vá inevitavelmente à falência.

Esta situação é algo inédita na história dos videojogos e, aparentemente, afectou uma grande quantidade de jogadores.

Nas primeiras 24h após o lançamento do jogo, apenas 6,4% das aquisições do jogo eram legítimas, tendo este sido descarregado cerca de 3000 vezes comparadas com apenas 214 cópias compradas legalmente.
A Greenheart Games utilizou um código de localização único na cópia pirata do jogo.

“Após estar algumas horas a jogar e a desenvolver o seu estúdio, o jogador irá começar a receber mensagens, como qualquer outra mensagem do jogo. Lentamente, os seus fundos começam a diminuir e cada jogo que o jogador cria terá uma maior probabilidade de ser pirateado, até o seu estúdio virtual falir”, explicou Patrick Klug, fundador da Greenheart Games.

Segundo o fundador, para a maioria dos jogadores, os 8 dólares (preço do jogo) não fazem muita diferença, mas para o futuro da produtora é muito importante.
Klug afirmou ainda que é muito importante passar a mensagem do quão importante é a compra de um jogo de forma legal para uma empresa e para os seus produtores.

Como é óbvio, e apesar da situação ser algo caricata, as queixas sobre esta dificuldade acrescida invadiram os fóruns e a comunidade pirata reclamou o facto de que assim seria impossível conseguirem manter as suas empresas fictícias funcionais.