Site Meter

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Youtube vai apagar milhares de vídeos portugueses

GEDIPE pediu ao Youtube para retirar vídeos, alegando violações dos direitos de autor. Comentários nas redes sociais mostram indignação por parte dos utilizadores


O Youtube prepara-se para apagar milhares de vídeos alojados em contas portuguesas. O anúncio surge depois da GEDIPE (Associação para a Gestão dos Direitos de Autor, Produtores e Editores) ter pedido à Google a remoção de vídeos com conteúdo não autorizado, nomeadamente por utilização não autorizada de material sujeito a copyright.

Segundo a Exame Informática, a filtragem de conteúdos deverá começar já no próximo mês. Na mesma altura, a associação deverá começar o upload de grelhas de canais televisivos, numa tentativa de automatizar a remoção de vídeos com material não autorizado. O próprio upload vai facilitar este processo, já que os vídeos terão uma "marca de água" que permite identificar a autoria dos mesmos.

Embora não seja completamente eficaz, este sistema acaba por facilitar a verificação de conteúdos, sendo já usado por outras empresas a nível global. A SIC deve ser a primeira a ter a grelha adicionada ao Youtube. Os primeiros vídeos a ser retirados serão os que apresentem conteúdo em exibição, mas a GEDIPE não coloca de lado a possibilidade de remover emissões antigas de TV ou filmes que tenham já sido retirados de exibição nos cinemas.

A filtragem só deverá ser feita para proteger conteúdos produzidos por autores portugueses com os direitos de autor registados em Portugal e que tenham pago um "custo administrativo" à GEDIPE... por um serviço facultado gratuitamente pela Google.

Com o anúncio da decisão, foram muitas as vozes contra que se fizeram ouvir nas redes sociais, uma delas pertencente a Nuno Markl. O humorista e radialista, numa publicação no Facebook, mostrou descontentamento, dizendo que "ninguém ouviu todos os autores sobre isto" e que utiliza o Youtube para "consultar coisas antigas" dele e de outros autores.