Site Meter

sábado, 13 de abril de 2013

Não chores, Major Tom: as lágrimas não correm no espaço

O astronauta canadiano Chris Hadfield tem mostrado, a partir da ISS, como coisas tão simples como chorar ou cortar as unhas podem ser difíceis em gravidade zero


Major Tom, o protagonista da música "Space Oddity" de David Bowie, terá sentido vontade de chorar quando perdeu o contacto com a Terra, mas muito dificilmente terá sentido as lágrimas correrem pela cara abaixo. 

Chris Hadfield, um dos astronautas residentes na Estação Espacial Internacional, mostrou em vídeo o porquê. O canadiano simulou lágrimas com água potável nos seus olhos, mas a falta de gravidade impede que as lágrimas escorram pela cara, formando, assim, uma bolha de água junto aos olhos.

O vídeo, partilhado na sua página de Twitter, foi visto por mais de 654 mil pessoas. Chris Hadfield tem mantido contacto com os seus admiradores através das redes sociais, através de vários vídeos que explicam como é o dia-a-dia a 350 quilómetros de altitude e como coisas normais como cortar as unhas ou dormir são afectadas pela falta de gravidade.

Hadfield coloca, num ritmo quase diário, fotografias tiradas através da ISS, incluindo uma imagem nocturna de Lisboa e arredores, e já deu uma entrevista online aos seus fãs no Reddit.