Site Meter

sábado, 20 de abril de 2013

Interacções com Siri da Apple são guardadas durante dois anos

O que acontece quando você faz uma pergunta ao assistente virtual Siri?


Quando faz uma pergunta ao assistente virtual da Apple, a sua pesquisa é enviada aos servidores da empresa de Cupertino. Nesse momento, é gerado um número aleatório que passa a estar associado aos ficheiros de voz e é esse número que passa a identificar os dados e não o ID ou endereço de e-mail do utilizador. Em seguida é enviada uma resposta para o seu dispositivo.

O número gerado é completamente aleatório, por isso torna-se impossível ver quem efectuou a pergunta e mesmo esse número fica desvinculado do ficheiro de áudio após seis meses da captura.
Esses dados, segundo a porta-voz, podem ser importantes para melhorar a qualidade da aplicação e para testes.

Até agora, a Apple ainda não se tinha pronunciado sobre o tratamento que dava aos dados recolhidos pela sua aplicação Siri.

Uma porta-voz da Apple revelou hoje à Wired que tudo o que é dito ao Siri é armazenado em servidores da empresa até dois anos, mas de forma anónima.

A revelação surge algum tempo depois da própria Wired ter publicado um artigo que levantava suspeitas sobre a política de privacidade do sistema.

A aplicação de assistente virtual Siri foi apresentada em Junho de 2012 e, desde então, tem sido amplamente utilizada. Um dos exemplos mais curiosos da sua utilização foi no sector automóvel, com a Mercedes e a Chevrolet a integrarem o Siri nos sistemas de navegação em alguns dos seus modelos.