Site Meter

terça-feira, 9 de abril de 2013

Meme no Reddit dá origem a investigação pelo FBI

A rede social conseguiu, através do histórico das mensagens, encontrar desde uma conta Steam ao nome completo e data de nascimento do utilizador. O FBI foi contactado


Uma das grandes vantagens do Reddit é a possibilidade de anonimato, através da criação, em poucos segundos, de uma conta secundária ("throwaway"). Mas neste caso, a confissão foi feita com a conta principal. Naratto confessou, através de um meme conhecido como "Confession Bear", ter morto o cunhado, viciado em metanfetaminas, com as próprias drogas, fazendo com que o homicídio fosse mascarado como overdose.

O meme consiste numa cria de urso, com ar envergonhado, que normalmente tem uma ou duas frases com confissões derivadas de senso comum. Quando são verdadeiras confissões, não passam de factos banais, como "aperto as tampas dos frascos depois das discussões para que a minha namorada seja obrigada a pedir ajuda". Mas nada como a de Naratto: "A minha irmã tinha um namorado abusivo e viciado em meth. Matei-o com as suas próprias drogs enquanto ele estava inconsciente e foi arquivado como overdose". Criou-se um verdadeiro debate ético no tópico, que levou a que o FBI fosse contactado.

A publicação, colocada no sábado à noite no subReddit r/adviceanimals, foi mais tarde apagada depois do utilizador ter dito que se tratava apenas de uma piada. No entanto, todos os passos que damos na internet ficam indelevelmente gravados. Os outros utilizadores da rede social depressa revelaram detalhes sobre o utilizador, obtidos através do seu histórico de publicações - que fica disponível para todos. Um dos utilizadores, lionheart1610k, sublinhou que "o seu histórico tem o seu nome do meio e data de nascimento, a ua história profissional e cargo militar, bem como uma tonelada de informação sobre onde viveu. Um par de pessoas procurou o seu nome de utilizador no Google e encontrou uma conta Steam com a mesma informação e um nome completo, que coincidia com um perfil no Facebook".

Naratto apressou-se a desmentir: "Há ALGUMA verdade por trás da história", afirmou antes de apagar o tópico, acrescentando que não vai "dizer o que é verdade e o que não é". "Se eu tivesse um dólar por cada vez que alguém me levasse a sério na internet, seria capaz de me reformar hoje mesmo", concluiu Naratto.
No total, teve mais de 3 mil comentários, 10.190 votos positivos e 8.864 negativos

O FBI foi então contactado acerca de um possível homicídio, depois dos utilizadores - Redditors - terem enviado o tópico para a página da agência federal de investigação.Caso a informação recolhida se consiga ligar a alguém cujo cunhado morreu de overdose por metanfetaminas, é possível que o caso seja reaberto.