Site Meter

terça-feira, 23 de março de 2010

Vendem-se 15 mil telemóveis por dia em Portugal


O número de telemóveis vendidos em Portugal caiu 7% no ano passado. A Nokia perdeu quota de mercado mas continua a ser líder.

Os números constam do estudo "IDC European Mobile Phone Tracker", da consultora IDC, hoje divulgado.

Segundo esse estudo, os portugueses compraram 5,5 milhões de telemóveis em 2009, menos 7% que no ano anterior. A quebra foi ainda maior no segmento dos ‘smartphones', ao terem sido vendidas 622 mil unidades no ano passado, menos 28% do que no ano anterior, revela o mesmo estudo.

Os telemóveis tradicionais foram, em 2009, o segmento menos afectado pela crise económica, tendo registado uma quebra nas vendas de 4%.

Os telefones "touch screen" de média e baixa gama dinamizaram o segmento dos telefones tradicionais, ao mesmo tempo que o elevado preço dos ‘smartphones' continuou a ser desincentivar a sua adopção, refere o estudo.

Esta situação, acrescenta a IDC, tem contribuído para que os consumidores substituam os seus telemóveis por "feature phones", uma vez que estes já incluem algumas das características básicas dos ‘smartphones'.

Segundo a consultora, e no que diz respeito ao ranking de fabricantes, a Nokia continuou a liderar o mercado português com uma quota de mercado de 43% em 2009, ainda que inferior aos 52% registados em 2008.

A Samsung ocupou o segundo lugar (32%), seguida pela LG (8%).


Sem comentários :