Site Meter

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Tremor de terra - Sismo em Portugal [Actualizado]




Pessoal... Acabei de sentir um tremor de terra.
Nem sei o que escrever
Ate estou parvo...
Amanha meto noticia.
Horas:01:43

http://www.emsc-csem.org/index.php?page=current&sub=detail&id=148803

Earthquake Details
Magnitude 5.7 (Preliminary magnitude — update expected within 15 minutes)
Date-Time Thursday, December 17, 2009 at 01:37:48 UTC
Thursday, December 17, 2009 at 01:37:48 AM at epicenter

Location 36.437°N, 9.974°W
Depth 18 km (11.2 miles) set by location program
Region WEST OF GIBRALTAR
Distances 193 km (120 miles) WSW (251°) from Faro, Portugal
266 km (165 miles) SSW (196°) from LISBON, Portugal
285 km (177 miles) WSW (252°) from Huelva, Spain

Tenho conhecimento de pelo menos uma replica de 2.1 de magnitude na escala de Richter
Obrigado Hugo Constantino pela informação
http://neic.usgs.gov/neis/bulletin/neic_qhac_t.html
http://www.emsccsem.org/Images/INTENSITY_MAPS/148803/AUTOMATIC/AreaThreshold_5/EMS_98__RMW_Musson/LocMethod_PerCity/IntensityMap.png
Filmagem feita por mim:
http://www.youtube.com/watch?v=V5aYfA4txdA

Notícia Sic Notícias e RTP
http://www.youtube.com/watch?v=xIHxCXH8M4c

Video no DN
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1449760

Segundo o Instituto de Meteorologia, e até as 11:29, foram registados um total de 20 réplicas, na ordem dos 2 na escala de Richter.









[Actualizado as 17:13 do dia 17-12-2009]


99 comentários :

Anónimo disse...

ola eu tb senti e não foi pouco...que sensação!!!!!

Anónimo disse...

Tb senti

Anónimo disse...

Também senti..... Grrrrrrrrr!

Anónimo disse...

Já somos 2 eu estou em Odivelas no 12 andar ate as pernas tremeram uff ja passou

Anónimo disse...

Também senti o tremor de terra durante uns segundos...

Ludovico Cardo disse...

Não foste o único.

Anónimo disse...

andava à procura de notícias na net e dei com o teu post. também o senti. em setúbal!

Anarchy of Order. disse...

Sou de Setúbal e tambem senti, até o relógio me caiu da mesa de cabeceira.

Larissa disse...

Estou no Brasil e falava com a minha Bisavó que se encontra em Lisboa quando ela sentiu o tremor, ficamos todos preocupados!

Anónimo disse...

Foi horrível. Espero que esteja tudo bem. Se souberem de algo digam...

Araúja Kodomo disse...

Também senti... Estou em Alverca, perto de Lisboa...
Parece que foi em todo o país...

Anónimo disse...

Ganda sensação... ainda demorou uns bons segundos... o meu coração está aos pulos... vim logo á net ver se alguém sabia de alguma cena..

Anónimo disse...

nunca senti nada assim..

Anónimo disse...

Tou na zona de Odivelas e senti bem tudo a abanar, taa deitada e senti ainda mais! que medo! ainda n ha noticias disto, tb ando a procura, é o 2º que sinto...n deve ter sido fraquinho! espero k n haja replicas...

Anónimo disse...

Também o senti durante breves segundos na Bobadela, Loures.

Hugo Constantino disse...

Aqui no Seixal sentiu-se bem!!! cerca de 15 segundos...seguido de algumas réplicas!

Anónimo disse...

Ok...eu estou em Gaia e também senti!

Anónimo disse...

anda a ver se há noticias oficiais e ainda nada. em sintra sentiu-se e bem, e durante mais de 20 segundos. ainda tremo...

crocha disse...

que sensação tão estranha... nem quero imaginar como seria um realmente forte... daqueles que se vêem nas notícias.

Anónimo disse...

Eu já senti algo assim.... e não gosto nada. Eu estou na Amadora. Demorou uns 2 a 3 segundos.... o site do Instituto de metereologia da portugal foi abaixo....

Anónimo disse...

Eu sou de Alverca... que grande susto!!!

Anónimo disse...

Estou na Amadora e sentiu-se bem...

Ludovico Cardo disse...

http://www.emsc-csem.org/index.php?lang=pt&page=rye&sub=loc&id=148803

Anónimo disse...

eu também senti,estou em oeiras...andava a procura de noticias na net lol que medo

Unknown disse...

Alfragide 15 segundos

Anónimo disse...

sou de santiago do cacem e tbm senti tava a procurar informaçao e deparai me com este blog

Anónimo disse...

tambem sou de odivelas e senti mas nao acho que tenha sido muito forte nem deu pa ter adrenalina haha

Anónimo disse...

Almada tb sentiu, uii!! grrr

Anónimo disse...

estou no porto e também senti, mas muito pouco cerca de 2 segundos...

Anónimo disse...

pelo que estão a dizer sentiu-se em todo o pais, assim o epicentro ou foi no mar, ou bem no centro de espanha...

Anónimo disse...

Pois podem crer k é no algarve que se sente mais, infelizmente! o meu kuarto durante segundos kase k desabava. fdx, tou farta de viver numa região sismica...fazer-se o ke, né....



Ana

Anónimo disse...

É VERDADE!!!! Também senti e foi forte! Os candeeiros abanaram e bem!!!!

Anónimo disse...

Sentido na Figueira da Foz!!!

O prédio abanou bem!... Pensei que caía da cadeira!

Anónimo disse...

Vila Nova de Famalicão também sentiu a terra a tremer.

Nunca tinha sentido algo. Experiencia unica. Mas aterradora.

Sara Lopes disse...

Chiça aida estou a tremer que nem varas verdes. O meu namorado estava nosótão e eu por baixo na cas de banho. Vi a porta do armário a abanar e ouvi coisas a tilintar...Sentiu-se bem aqui no Montijo!

Anónimo disse...

Setúbal, estou no 7 andar, sentiu-se muito bem...

Anónimo disse...

Em Sines sentiu-se e bem...
Já há sites a dar magnitude 6

Anónimo disse...

No Sobral de Monte Agraço também tem terra e tremeu.

Unknown disse...

caldas da rainha e bem forte res do chao ainda me sinto a tremer

Anónimo disse...

Eu estou em Alcobaça e senti bem a cama a tremer e a ranger com a trepidação!!

Anónimo disse...

Faro tambem sentiu e muitoo!!
Tava praticamente a dançar na cadeira do pc..foi muito forte mesmo :S

Anónimo disse...

boas, sou da amora, perto do seixal e tb senti! foi a unica pagina até agora que encontrei com info! que cena mta marada pa! ja se sabe que aki e no nrte se sentiu e pos algarves, alguma coisa???

Anónimo disse...

foi no mar...

Anónimo disse...

Só pela brevidade da noticia neste site, vou fazer dele um do smeus pontos de referencia....Amadora sentiu-se e bem....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Estava a fazer xixi e mijei o chão todo!

Anónimo disse...

Beja foi fortissimo, senti que o predio ia mesmo desabar...:S

Ana Mota disse...

Aqui também se sentiu - Gondomar

Anónimo disse...

Beja foi fortissimo, senti que o predio ia mesmo desabar...:S

Anónimo disse...

eu moro em sagres e senti e nao foi pouco, estou na zona mais proxima do epicentro...

Anónimo disse...

Uish!... sou da Bairrada (centro norte) e também senti! a minha cama abanou por todos os lados!

Anónimo disse...

Aqui em sintra o mesmo

Hugo Constantino disse...

Earthquake Details
Magnitude 5.7 (Preliminary magnitude — update expected within 15 minutes)
Date-Time Thursday, December 17, 2009 at 01:37:48 UTC
Thursday, December 17, 2009 at 01:37:48 AM at epicenter

Location 36.437°N, 9.974°W
Depth 18 km (11.2 miles) set by location program
Region WEST OF GIBRALTAR
Distances 193 km (120 miles) WSW (251°) from Faro, Portugal
266 km (165 miles) SSW (196°) from LISBON, Portugal
285 km (177 miles) WSW (252°) from Huelva, Spain

Anónimo disse...

Estou em Almada, 5º. andar e tb senti. Escala 6.0 do oceano Atlantico, no mar ( acabou de dar na TV)

Anónimo disse...

Tou em leiria e também senti. que cena..surou p ai 12 segundos..SIC NOTICIAS diz 6.0, epicentro no centro atlantico junto ao cabo de sao vicente!

Anónimo disse...

Tb senti e bem aqui em Corroios. Estava deitada a ver se adormecia... se antes já não estava a conseguir agora então é q vai ser díficil... Sismo de magnitude 6.0... está agora a dar na sic notícias.

Unknown disse...

Vila Nova de Milfontes tb sentiu tenho 29 anos e nunca tinha sentido um tremor de terra assim, pelos vistos isto foi a nivel nacional

Anónimo disse...

Aqui Carnaxide, primeiro ouvi o guardafatos estremecer, depois é que me dei conta que a secretária do PC, estava a abanar.
Ao que consta, muitos destes dão-se sem darmos conta, a dormir por exemplo.

Anónimo disse...

no algarve, em portimão, cerca de 5-10 segundos, a arve de natal quase tombava, os cães estão malucos

Anónimo disse...

sao os avisos para 2012

Unknown disse...

oeiras,no rc a mesa do pc tremeu se toda,candieiros e a cama...horrivel,tou a tremer até agr. Hoje em dia com as alterações climáticas nunca se sabe se a seguir a um tremor virá um tsunami.

Anónimo disse...

moro na zona de setubal, estava sentada no meu sofa a ver tv e comecei a ver tudo abanar, durou uns bons segundos e assustei-me mm lol

Anónimo disse...

Ok...sentiu-se mesmo em todo o pais..mas na regiao Sul parece que durou mais ou melhor a forma como se sentiu foi mais intensa. Eu tbm vi tudo a abanar .. foi giro!! Se for sempre assim não faz mal... :)

Anónimo disse...

Tb senti e estou em queluz num 3 andar... nao senti replicas

Unknown disse...

isso é coisa do irão e de suas bombas :D

Anónimo disse...

ainda tou a tremer!!! jesus!!

Anónimo disse...

ESTAVA A MEIO DO FILME 2012, acho que já não vejo o resto!!!

Anónimo disse...

boa noite, moro em belmonte perto da covilha e tb senti o tremor de terra e foi bem sentido...

Anónimo disse...

Moro no 10 andar num predio em Coimbra. Senti um abanão forte mas muito breve nem demorou um segundo. O teu blog foi o primeiro indexado pelo Google. Vais acordar com milhares de comentários. Viva a Net! Joao Melo

Anónimo disse...

http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/at00101386.php

Val disse...

http://www.meteo.pt/pt/sismologia/actividade/

Zona sul SW Cabo de São Vicente magnitude 6.0.. deve ter feito estragos!

Aqui em Odivelas sentiu-se bem

scoop_pt disse...

foi a 104km do cabo de sagres. em sagres teve 6.0 de magnitude

Anónimo disse...

almada sentiu e bem, tava a ver um filme e de repente parecia que estavam a saltar na minha cama LOL borrei-me todo xD

Peter Pan de Monium disse...

Pah... eu acho que isso é tudo tanga, tipo conspiraçao.
Eu ia a descer as escadas de um predio, nem os pelinhos do nariz abanaram.. bah! Tremor... tremorzinho!

Venha de lá o de 1755 k eu aguento! LOL :P

Anónimo disse...

Aveiro... também senti... 1h42

Anónimo disse...

porto...tb sentiii

Anónimo disse...

Tenham calma....já passou.... é uma pena que as tv's não dêm + importncia a estas coisas... ao inves de estarem a falar de Futebol.
É Sério, É Grave e todos devemos ter o máximo de info.

Anónimo disse...

Lisboa amadora senti as paredes a rachar, os carros com os alarmes a tocar, entrei em panico, tava sozinha em casa e trancada sem a chave. ja deu na sic noticias apos 5 minutos e na radio esta a dar

Anónimo disse...

Sou de Silves no Algarve e sentiu-se com muita intensidade. Uma das paredes da minha casa rachou e o meu cão antes de se suceder tudo estava doido.

PEDRO NEVADA disse...

também senti o tremor de terra,estava trabalhar penso que durou mais de 1 minuto,a casa abanou e cairam umas parteleiras.
setubal,+- 1,40 de 17/12/2009

PN

Anónimo disse...

Data(TU) Lat. Lon. Prof. Mag. Ref. Grau Local
2009-12-17 01:37 36,50 -9,97 31 6,0 SW Cabo S.Vicente * ---

Anónimo disse...

Eu estava a cagar, melhor dizendo, na fase de limpar o cú... borrei as mãos todas e veio água com xixi e diarreia parar-me ao rego do cú. Foi terrível!

Hugo Constantino disse...

Malta...calma! Aqui no blog do nosso amigo DJ, deu para perceber o sismo em várias facetas! Foi importante termos todos partilhado as nossas sensaçoes! Acabamos todos por chegar a uma conclusão...não poderá haver medo maior do que o susto da Natureza. A magnitude deste sismo já é significativa, embora não provoque danos numa vasta área! Poderão sentir-se alguns movimentos ainda durante a noite...mas de menor magnitude. Na zona de Gibraltar há modificações na crosta terrestre todo o tempo! Esta foi sá mais uma.

Anónimo disse...

Sim, é preciso ter calma... e estarmos informados. Há sites que explicam o que se deve fazer em casos de tremor de terra... como ajudar a protegermo-nos. Tou mesmo a ver amanhã vai tudo ao supermercado comprar lanternas e latas de conserva...

Unknown disse...

Abrantes...confere!
Pouco, mas senti. Até julguei ser o homem do lixo mas afinal estava errada...

Anónimo disse...

Foste o primeiro a colocar na NET, e em PORTUGUÊS, o que todos queríamos saber....
PARABÉNS PUTO DJ
...................assim é que se vê o quanto a Net é útil

Anónimo disse...

vejam cnn, pode ser que de agora mais informações

Anónimo disse...

Fonix eu cá tava dando uma bela keka mais a maria... até fiquei a bater mal

Anónimo disse...

Pinhal Novo.. 1:40.. Ja me tiraram o sono..

Anónimo disse...

Almada, tb sentimos. O nosso cão cerca de 1 min, antes fartou-se de ganir e tentar chamar a nossa atenção. Estavamos deitados e sentimos a cama a abanar durante pelo menos 15seg. Já deu para tirar o sono.

Anónimo disse...

Estou a trabalhar, no Algarve, 10 ks de Espanha. Inicialmente parecia um automóvel na garagem(piso-1), depois um camião. So que a garagem está vazia! Depois a vibração aumentou bastante o que me levou a pensar ser um sismo. Aumentou ainda mais e fugi para a rua onde as arvores abanaram e os pássaros e cães faziam muito barulho!Grande susto!!

Anónimo disse...

Beja abanou forte e feio. Sem rachadelas na parede :)
2012 :O belo filme

Anónimo disse...

Se juntarem a isto os fenómenos visuais de domingo á noite, no ceu, a sul, sobre o mar e com o ceu estrelado?? Ouvi dizer que eram meteoritos? Já fiz algumas pesquisas mas não encontrei informação.

Unknown disse...

Palhais-Barreiro
Tbm senti, primeiro achei que tava ficando tonta, mas depois que vi os móveis à abanar, logo pensei que fosse um tremor, que susto, to em panico ate agora, e o sono foi se embora =0

Hugo Constantino disse...

CUMPRIMENTOS!! AGORA LEMBREI-ME DE TODA A SITUAÇÃO DE ONTEM...A TUA PAGINA FOI O EPICENTRO DE QUASE UMA CENTENA DE PESSOAS...

David Pereira disse...

Realmente foi.
Não estava a espera que fosse assim, mas ser o 1º ou dos primeiros tem destas coisas.
Tive a sorte de filmar (apesar da qualidade não ser a melhor) e ter colocado o video no YouTube e este já se ter tornado o 2º Video mais visto em todo o mundo no YouTube (Na categoria de Ciência e tecnologia) e ser o 94º video mais visto em todas as categorias.

David Pereira disse...

Segundo o Google Analytics, este blog teve 919 visitas em apenas uns minutos

Anónimo disse...

thanks for this nice post 111213

Anónimo disse...

thanks for this tips