Site Meter

quinta-feira, 18 de março de 2010

PJ alerta para roubos de identidade na Internet


As participações criminais referentes a roubos de identidade a partir da Internet estão a aumentar, ao ponto da Polícia Judiciária ter lançado esta quinta-feira um alerta sobre os riscos nos acessos a programas de comunicação e nas redes sociais.

“Os burlões, que se têm feito passar por terceiros, induzem familiares e amigos em erro, com base numa história que faz referência a um caso de necessidade”, refere a polícia em comunicado.
Sobre a estratégia seguida pelos criminosos, a PJ refere que tudo começa com um endereço electrónico de uma pessoa conhecida que entra em comunicação por um chat ou uma rede social.

De seguida, o interlocutor afirma ter perdido os contactos telefónicos, ou o telemóvel, e informa que tem uma necessidade imediata de um empréstimo de um determinado montante, que, em regra, não é muito alto (entre 30 a 80 euros). “ Se a pessoa, no pressuposto de estar a falar com essa pessoa amiga, afirma poder ajudar, é-lhe comunicado pelo burlão um NIB, ou um código de pagamento de serviços com indicação do código da respectiva entidade”, acrescenta o comunicado.

A Polícia Judiciária deixa ainda uma recomendação: os cibernautas devem usar senhas de acesso complexas, instalar e manter actualizados antí-vírus e a não ceder a este tipo de pedidos de ajuda sem confirmação pessoal com o visado.
Fonte: cmjornal


Sem comentários :