Site Meter

terça-feira, 23 de março de 2010

Presidente do Chipre reduz salário em 10%

O presidente cipriota, Demetris Christofias, vai reduzir em 10% o seu salário, o dos ministros e de altos responsáveis, numa resposta aos problemas orçamentais do país.


Em conferência de Imprensa, ontem à noite, segunda-feira, para assinalar os dois anos do Governo, Demetris Christofias afirmou que a redução dos salários se aplica a si próprio, aos dez ministros e principais colaboradores.

O presidente cipriota incentivou os deputados e outros altos funcionários a seguirem este exemplo, mas afirmou tratar-se de uma decisão individual.

O responsável referiu que o Chipre viverá um "ano [2010] difícil" mas garantiu que irá tomar medidas adequadas para tirar a ilha da recessão.

O Chipre, cuja parte norte está ocupada pela Turquia desde 1974, sofreu em 2009 a primeira contracção da economia, em três décadas, tendo o PIB (Produto Interno Bruto) recuado 1,7% face a 2008.

A economia cipriota, tecnicamente em recessão desde Junho, será mergulhada numa crise sem precedentes se o Governo não conseguir estimular o crescimento e baixar a dívida, quando o défice orçamental poderá chegar aos 7% do PIB em 2010, ultrapassando largamente a fasquia dos 3% fixada por Bruxelas, de acordo com vários peritos.
Faço agora uma pergunta... E em Portugal?? Não se fazem cortes no salário de quem recebe milhares de euros por mês??


Sem comentários :