Chelsea Taylor ficou incrédula quando leu a mensagem deixada no seu Facebook, dia 13 de Março, por uma das responsáveis da cafetaria onde trabalhava aos sábados, em Leigh, no Reino Unido. Num espaço virtual que é dedicado a conversas entre amigos, leu a informação que tinha sido despedida.
O despedimento foi transmitido numa linguagem amigável e com termos normalmente utilizados na Internet, em que as regras de escrita se simplificam e distanciam do que é ortograficamente correcto.
A autora da mensagem, Elaine Sutton, explica que não conseguiu contactar Chelsea por telefone e que estava a ser despedida por ter perdido uma nota de 10 libras (cerca de 11 euros), cujo valor acabou por estar em falta na caixa ao fim do dia. Pede ainda à jovem que passe na cafetaria para acertarem as contas. No final, a chefe lamenta ter de tomar esta decisão e manda dois beijos.
“Até uma mensagem de texto SMS (para o telemóvel) teria sido melhor que o Facebook. Não tiveram coragem de mo dizer na cara”, disse Chelsea indignada. Também a Imprensa britânica tentou uma declaração da cafetaria “Lancashire Tea Room”, onde a jovem trabalhava, mas sem sucesso.
“É repugnante despedir um jovem trabalhador através do Facebook, é terrível e cruel”, considerou a mãe de Chelsea, Nicola, de 37 anos, que é gestora de uma empresa de táxis. “Não posso acreditar que nem sequer tiveram a decência de lhe dizer por telefone”, acrescentou a progenitora, furiosa com a linguagem utilizada na mensagem, repleta de erros ortográficos.
“Que mensagem passa para os jovens que esperam arranjar emprego o facto de ser despedir alguém pelo Facebook? Já é tão difícil para os adultos conseguirem trabalho”, salienta Nicola.
“A minha filha ficou devastada quando se apercebeu que tinha perdido o dinheiro, mas acidentes acontecem”, defende. “Disse-lhe para ser honesta e contar o que tinha acontecido. Ofereci-me para repor o valor mas o gerente assegurou que não havia problema”. No entanto, ao final do dia, Chelsea leu a mensagem que a tornou, provavelmente, na primeira pessoa no Reino Unido a ser despedida pelo Facebook.
Fonte: jn.sapo
Sem comentários :
Enviar um comentário