Site Meter

domingo, 6 de outubro de 2013

Vem aí o Arduino TRE: O Arduino que corre Linux

Vem aí o irmão mais novo, mas mais potente, do Arduino Uno


Para quem não conhece, o Arduino é uma pequena placa utilizada para prototipagem electrónica e que torna a robótica, e não só, acessível a todos.
O projecto nasceu em 2005 na Itália, mas já se estendeu a todo o mundo e inclusive já despertou o interesse de grandes empresas, como a Google.

Inicialmente a ideia era levar o interesse pela electrónica a todas as escolas do mundo, mas o sucesso foi tal que as primeiras 50 mil placas "desapareceram" num instante. Este facto rendeu um documentário, realizado em 2010, e que pode ser visto aqui.


Para saberem mais sobre esta fantástica placa podem visitar aqui o site oficial.

O Arduino TRE é uma placa semelhante, mas ao mesmo tempo muito diferente.
Ela é até 100 vezes mais rápida que o Arduino Uno e é compatível pino a pino com o mesmo e com os seus "shields".

Vem equipado com um CPU ARM Cortex-A8 da Texas Instruments (Sitara AM335x) a correr a 1GHz, o que permite correr Linux.
Além disso, o Arduino TRE dispensa o computador para ser programado, pois poderá ser programado por ele próprio.

O Arduino TRE tem ainda dois microcontroladores programáveis e independentes entre si integrados no próprio processador.
No entanto, estes microcontroladores "apenas" correm a 200MHz.

Há cerca de um ano, foi lançado o primeiro Arduino com processador ARM, um ARM Cortex-M3, no entanto não há uma relação directa entre os dois, da mesma forma que não se poderá comparar o Arduino TRE com o Intel Galileo que iremos falar dele em breve.

O Arduino TRE será o primeiro Arduino a ser fabricado nos Estados Unidos, já que todos os anteriores foram fabricados na Itália.

Ainda não há uma data certa para o seu lançamento, mas, ao que tudo indica, será durante a Primavera de 2014. O preço também é, ainda, desconhecido.