Site Meter

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Músicos portugueses juntam-se em tributo a Lou Reed

Concerto no Largo do Intendente lembrará músicas de Velvet Underground e Lou Reed. O músico americano morreu no domingo, aos 71 anos, deixando um legado imensurável à música


Amanhã, o Largo do Intendente recebe alguns dos melhores rockers portugueses para homenagear Lou Reed, o frontman dos Velvet Underground que morreu no passado domingo, de causas ainda por apurar.

Entre o elenco, está Armando Teixeira (Balla), Flak (Rádio Macau), Jel e Vasco Duarte (Homens da Luta), Cat Anarchic, JP Simões, Rui Reininho (GNR) ou Zé Pedro (Xutos e Pontapés), entre muitos outros (ver cartaz acima).

Lou Reed deu ao mundo temas como "Vicious", "Perfect Day", "Satellite of Love" e, provavelmente a música mais conhecida do fundador dos Velvet Undergroud, "Take a Walk on the Wild Side". 

Reed tinha sido submetido a um transplante de fígado em Maio, altura em que escreveu na sua página de Facebook que era  "um triunfo da medicina, física e química modernas". "Estou maior e mais forte do que nunca. O meu chen tai chi e uma dieta saudável trataram-me bem ao longo de todos estes anos", completa.

Após a sua morte, multiplicaram-se as homenagens, sobretudo nas redes sociais. Lloyd Cole escreveu na conta de Twitter que "sem Lou Reed não existiria David Bowie tal como o conhecemos" e que ele mesmo teria sido, provavelmente, professor de matemática. No mesmo registo, Brian Eno refere que estava quase certo quando afirmou, há uns anos, que na altura quase ninguém comprou álbuns de Velvet Underground, mas os que compraram formaram bandas.

Velvet Underground foram uma banda fulcral não só na música, com influências para o rock, o punk ou a new-wave, mas também para as artes plásticas - tendo nascido no estúdio de Andy Warhol, que colaborou, com Nico, num dos mais emblemáticos álbuns da banda.

É difícil evitar os superlativos quando falamos de Lou Reed ou dos Velvet Underground mas, aproveitando a onda, deixamos mais um: Será, certamente, um dos músicos que deixa mais saudades ao mundo da música e a quem viveu a loucura do rock n'roll.