Site Meter

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

História dos First Person Shooters (Parte 2)

Estamos de volta para a segunda parte da História dos FPS e rapidamente chegamos a 1999


1999 foi, digamos, um ano bom para este género de jogos. Não só apareceu Quake 3, remake de um dos melhores FPS até então, como surgiu Unreal Tournament.

Digam lá se não "perderam" umas horas ou dias a jogar UT?

UT tinha a particularidade de se poder jogar em "Single Player" contra um determinado número de jogadores controlados pelo próprio computador, mas também online, com uma variedade de modos.

Deathmatch, Team Deathmatch, Last Man Standing e Capture the Flag são apenas alguns desses modos.
O jogador tinha uma variedade de armas à sua disposição - 12 no total.

O seu motor de jogo, que permitia um acesso fácil para aqueles que o quisessem modificar, é um dos motivos pelo qual ainda hoje há jogadores de UT pelo mundo inteiro.

O jogo teve direito a várias sequelas, Unreal Tournament 2003 (em 2002), Unreal Tournament 2004 (em 2004) e Unreal Tournament 3 (em 2007).


Mas nem sempre os jogos de tiro na primeira pessoa são sinónimo de qualidade e diversão. Podemos falar de Project I.G.I. lançado no ano de 2000 como um FPS em que falta ambos.
Os defeitos não se ficam por aí. O jogo era mal programado, a Inteligência Artificial das personagens era muito fraca, tinha poucas opções de multiplayer, entre outros.

Nem tudo era mau... Podemos dizer apenas que os gráficos eram razoavelmente bons para a altura. E acabaram-se as qualidades.


No ano seguinte surgia Halo: Combat Evolved, inicialmente lançado apenas para Xbox, pela Microsoft.
Este foi apenas o quarto jogo a ter a pontuação 10/10 pela revista Edge em 12 anos da revista até então, tornando-se um dos jogos mais premiado pelos críticos de videojogos.

Seria lançado em 2003 para Microsoft Windows e Mac OS X.

Este jogo foi considerado um rival directo de Half-Life.


Rapidamente chegamos a 2002, ano de lançamento de um dos FPS com mais sucesso.
Era assim lançado Battlefield 1942, primeiro jogo da impressionante saga Battlefield.
O jogo permitia até 32 jogadores ao mesmo tempo num único mapa, o que rapidamente fez com que se formassem diversos clãs, alguns deles ainda hoje existem, outros migraram para jogos mais recentes de Battlefield.

89/100 pontos pela Metacritic e 9.3/10 pela IGN levou a que, em 2003, no "6th annual Interactive Achievement Awards" levasse seis prémios para casa, entre eles "PC Game of the Year", "Game of the Year" e "Online Gameplay".


Um ano mais tarde chegava a vez de Call of Duty, o inicio de outra saga incrível e que dura até aos dias de hoje.
Começava a eterna rivalidade entre Call of Duty e Battlefield.

Tal como Battlefield 1942, Call of Duty era baseado em combates da II Guerra Mundial, recriando mesmo alguns dos locais mais importantes da mesma.
O jogo viria igualmente a ganhar o prémio de "Jogo do Ano", desta vez pela "Academy of Interactive Arts & Sciences".

A serie conta já com inúmeros jogos, quer para computador, quer para consolas ou smartphones e toda a série ultrapassou os 50 milhões de unidades vendidas em 2009, fazendo mais de três mil milhões de dólares de lucro.


Chegamos então ao mítico Halo 2, sequela de Halo: Combat Evolved,  lançado a 9 de Novembro de 2004 apenas para Xbox (mais tarde seria lançado para PC).
Este jogo rendeu 125 milhões de dólares apenas no primeiro dia, batendo o recorde, na altura, de todo o entretenimento.
Ainda em termos de recordes, Halo 2 vendeu mais de 10 milhões de cópias, tornando-se o jogo mais vendido para Xbox e o jogo mais popular da Xbox Live até à chegada de Gears of War em 2006.

O que mais atrai os jogadores é o facto de poder jogar entre jogadores quer na Xbox, quer na Xbox 360 partidas online através do Microsoft Live. Além disso é possível fazer os próprios níveis através de um editor integrado no jogo.

Halo 2 tinha outra novidade interessante, que era o facto de ser possível jogar directamente a partir do CD de jogo.


Terminamos esta segunda parte da História dos FPS com Call of Duty 2.
Este Call of Duty 2 vem no seguimento do primeiro Call of Duty, já que é inspirado igualmente na II Guerra Mundial.

Em Call of Duty 2 é possível jogar com quatro personagens diferentes, todas elas contra os soldados nazis.
Para além do modo Multiplayer, há um modo Singleplayer que conta com 10 missões, todas elas inspiradas em momentos da segunda grande guerra.

Outro dos pontos a favor é o detalhe das armas usadas, que replicam na perfeição as usadas pelos soldados na época, assim como diversos veículos.

Este jogo era bastante avançado para a altura, tanto que usava no seu motor de jogo neblina, sistema de físicas bastante realista, assim como o som das armas e banda sonora.

O modo Multiplayer era jogado até 32 jogadores no mesmo mapa, através da internet ou em LAN.