Site Meter

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Steam tem mais utilizadores que Xbox Live

Se é daqueles que acha que o futuro são as consolas, desengane-se: O Steam tem mais utilizadores que o Xbox Live e até registou um crescimento no último ano


Segundo dados revelados recentemente, a Valve conta com mais de 65 milhões de utilizadores registados, contra os mais de 48 milhões do Xbox Live da Microsoft.
Estes números representam um crescimento de cerca de 30% no número de registados no Steam.

Não foi revelado qual a percentagem de utilizadores que utilizam Windows e Linux, mas uma grande percentagem usará Windows.
A empresa tem feito um esforço notável no que toca à captação de utilizadores de Linux, esforço esse que não tem dado grandes resultados, pelo menos, por agora.

Está para breve o lançamento do SteamOS, uma plataforma de jogos para a sala de estar baseada em Linux que pretende substituir as consolas de jogos.

Um dos factores que mais contribui para a fraca adesão de utilizadores de Linux ao Steam é o facto que haver ainda um número muito baixo de jogos compatíveis.
A quase totalidade dos mais de 3 mil jogos presentes na plataforma apenas são compatíveis com Windows.

A Valve pretende que, com um aumento de utilizadores de Linux no Steam, as produtoras comecem a apostar mais neste sistema operativo.

Uma das razões mais fortes para a aposta no Linux é o Windows 8. Gabe Newell, director da Valve, olha com algum desdém para a loja de aplicações do Windows 8 e para as regras impostas pela Microsoft e por isso apostam numa alternativa.

Os jogos na Microsoft representam um mercado em quebra, inclusive a empresa já retirou a categoria "Jogos" do Windows Live Marketplace.