Site Meter

domingo, 13 de outubro de 2013

História dos First Person Shooters (Parte 1)

Battlefield 4, que se encontra actualmente em open beta, poderá ser, para muitos, um dos melhores FPS desta geração, mas nem sempre os First Person Shooters foram assim


Conheça aqui uma breve história desde os primeiros FPS, com o histórico Wolfenstein 3D, até aos dias de hoje, com Battlefield 4.


Wolfenstein 3D, conhecido também como Wolf 3D, é um jogo da id Software lançado para MS-DOS, em 1992 e mais tarde adaptado para diversas plataformas, entre as quais MAC, Atari Jaguar, GameBoy Advance e SNES.
É considerado por muitos o primeiro jogo do género, embora antes já tinham sido desenvolvidos jogos de tiro na primeira pessoa. Battlezone (Atari, 1980), Hovertank 3D e Catacomb 3D, estes dois da mesma produtora do Wolf 3D, são anteriores e datam ainda antes da fundação da id Software, que aconteceu em 1991.

Alguns dos pontos que caracterizam um FPS, e que estava em falta nos jogos anteriores a Wolfenstein 3D e que fazia com que não se considerassem como tal, era a variedade de armas, recolha de munição, entre outros.


Um ano depois, em 1993 seria lançado um dos mais populares FPS de sempre, também produzido pela id Software, Doom.
Este jogo tem a particularidade de ter contribuído para a popularização dos jogos em rede, ao permitir jogar com até mais 15 jogadores através de uma rede LAN.
Outro facto que contribuiu para a popularização do jogo foi o facto de ser permitido a qualquer pessoa fazer expansões e partilhá-las com outros jogadores.


A série Doom continuou nos anos seguintes, com o lançamento de Doom II: Hell on Earth (1994) e as suas expansões Ultimate Doom (1995), Master Levels for Doom II (1995) e Final Doom (1996), algumas das quais feitas por fãs.
Depois, esta saga ficou adormecida por vários anos até que, em 2004, surgiria um remake do jogo original com Doom 3, também este com direito a uma expansão: Doom 3: Resurrection of Evil lançada em 2005.


Voltamos um pouco atrás no tempo, mais precisamente a 1996, ano em que era lançado outro dos mais famosos FPS de sempre.
Claro que estamos a falar de Quake, também este, lançado pela id Software.
A serie Quake vem no seguimento do bem sucedido Doom e conseguiu vender mais de quatro milhões de cópias.

Quake ficou marcado por ser o primeiro FPS a ter imagens verdadeiramente em real 3D, e não 2D como acontecia nos anteriores (embora surgisse nos títulos, como em Wolfenstein)
Este também teve direito a diversas sequelas com o lançamento de Quake II, Quake III Arena, Quake 4 e Enemy Territory: Quake Wars.


Duke Nukem 3D foi lançado em 1996 como uma sequela tridimensional e FPS do Duke Nukem original. Ainda hoje é um clássico, em parte devido às referências à cultura pop (desde frases retiradas de Pulp Fiction ou Full Metal Jacket, por exemplo, ou à existência de cadáveres de personagens célebres como Luke Skywalker, de Star Wars ou de Snake Plissken, de Doom) e à sátira feita aos invencíveis heróis de Hollywood.

Uma das razões que fez aumentar a popularidade deste título foi a quantidade abismal de plataformas, desde as consolas mais básicas aos computadores e...ao Nokia N900. Para quem quiser revisitar Duke Nukem 3D, está disponível no Steam para Windows, OSX e Linux desde este ano.

Polémico, misógino e violento, viu sair o seu seguimento 15 anos depois com Duke Nukem Forever, em 2011.


1998, o ano de Half-Life, marcava então a entrada da Valve no mundo dos videojogos.
Half-Life não é só um FPS como também um Puzzle Game, já que, para além dos normais combates dos FPS, conta com uma componente de Puzzle, ao obrigar que o jogador resolva certos enigmas para avançar.
Um desses exemplos é ter de rodar certas válvulas em tubos de ar quente para matar adversários.
Este tornou-se um dos primeiros jogos a ter scripts para confirmar se certas sequências foram cumpridas.

Half-Life foi em parte o responsável pelo aparecimento de um dos jogos mais jogados em rede e pela sua massificação.


Estamos a falar de Counter-Strike, jogo que foi apresentado em 1999 mas que só em finais de 2000 deixou de ser beta.
Este jogo é, na verdade, uma modificação do Half-Life e que ainda hoje é jogado, quer na versão 1.6 quer na versão Source, que apareceu um pouco mais tarde.

Amanhã será lançada a parte 2 desta "breve" história dos FPS.