Site Meter

terça-feira, 15 de outubro de 2013

História dos First Person Shooters (Parte 3)

Começamos esta parte 3 da história dos FPS com um dos melhores jogos de tiro na primeira pessoa de sempre


Battlefield 2, lançado em Junho de 2005, conseguiu uma média de 91% em 55 críticas no Metacritic e ganhou o prémio de Jogo do Ano.
Tinha um balanço entre tamanho dos mapas - um total de 15 - e número de jogadores bastante equilibrado, com mapas com três tamanhos distintos, com capacidade de 16, 32 e 64 jogadores.

Neste jogo era possível controlar veículos terrestres, aquáticos e aéreos, todos eles inspirados em modelos reais.

O jogo recebeu uma expansão oficial, Battlefield 2: Special Forces e dois booster packs: Euro ForceArmored Fury em que todos eles acrescentavam mapas e facções.

O jogo recebeu ainda inúmeros mods feitos pela grande comunidade, com destaque para Eve of Destruction 2, Point of Existence e Project Reality.


Avançamos rapidamente para o ano de 2007 com o lançamento de Crysis, desenvolvido pela Crytek com o apoio da gigante Electronic Arts.
Este jogo destaca-se pela grande qualidade dos gráficos. Apesar de não ter uma história muito rica, o jogo consegue cativar os jogadores com diversos pormenores interessantes, como a capacidade de modificação de armas ou as diversas formas de matar os inimigos.

Com o grande número de armas e outro de veículos, o jogo consegue muitas horas de diversão aos seus jogadores.

O modo Multiplayer tem capacidade para até 32 jogadores em seis mapas distintos e três modos de jogo: Instant Action, Deathmatch e Power Struggle.

Em 2011 foi lançado para as consolas Playstation 3 e Xbox 360 que, no entanto, não tem a componente multiplayer presente na versão de PC.


Halo 3 era também ele lançado em 2007.
Exclusivo para Xbox 360, rapidamente justificou a enorme publicidade que teve à sua volta. Conseguiu 93,53% e 94/100 respectivamente no GameRankings e no Metacritic.
Só no primeiro dia de vendas foram alcançados 170 milhões de dólares em vendas, tornando-se na altura o conteúdo de entretenimento mais rentável de sempre, batendo o anterior recorde de Halo 2.

O jogo Halo 3 ajudou a que as vendas da Xbox 360 subissem 50% em relação à semana anterior à do lançamento do jogo.
Estima-se que o jogo tenha vendido mais de 5,2 milhões de cópias apenas em duas semanas, um número impressionante se tivermos em conta que foi lançado somente para uma consola.
Ainda em relação a vendas, em Janeiro de 2008 estimava-se que já tivessem sido vendidos mais de 8,1 milhões de cópias do jogo.

Apenas como curiosidade, saiba que antes do Halo 3 começar a ser vendido, houve um leak de uma versão beta e que, quando descoberto pela Microsoft, as consolas onde essa versão foi jogada foram banidas do Microsoft Live até ao ano 9999.


2007 era também o ano de Call of Duty 4: Modern Warfare.
Este jogo marca o abandono total de referências a guerras reais, mas manteve o tema central das séries anteriores: duas forças opostas com poderes semelhantes em guerra por um único espaço.

A sua recepção foi muito boa, conseguindo valores bastante altos em sites de críticas, com 94% no GameRankings e Metacritic.
 Ainda antes do seu lançamento eram já esperadas vendas superiores a Halo 3, o que fez com que esgotassem as pré-vendas. Tal vinha a concretizar-se (contando apenas as vendas para Xbox 360), com mais de 7 milhões de cópias vendidas entre o seu lançamento, em Novembro e Janeiro de 2008.
Tornou-se assim no jogo mais vendido de sempre nos EUA, recorde batido em 2012 com o lançamento de Call of Duty: Black Ops II e posteriormente, este ano, com o lançamento de GTA V. Mesmo com estes números de vendas, foi o jogo mais pirateado no ano do lançamento e o terceiro de sempre.

O seu gameplay não foge muito ao género, estando duas equipas, teoricamente equivalentes, frente a frente num determinado mapa, com a diferença que COD4 tem um sistema de "killstreaks", no qual, quando algum jogador mata determinado número de oponentes sem morrer, ganha um bónus que pode ir de ataques aéreos a um radar que mostra os oponentes no mapa por 30 segundos.


Fallout 3, lançado em 2008, na verdade não é um FPS, embora tenha uma componente de jogabilidade na primeira pessoa.
Para além disso tem outros componentes característicos de um FPS puro, como a diversidade de armas, captura de munição, customização da personagem, evolução ao longo do tempo...

O combate tem dois modos distintos: um é "point & shoot" típico dos FPS, baseado nos atributos do jogador e do adversário e o outro é o V.A.T.S., em que o jogo pausa e o jogador tem a liberdade de escolher onde deseja atingir o adversário em que, novamente, o resultado final é baseado em atributos, perícia e vantagens do personagem. Como extra, mas não restrito a quando se utiliza este sistema, apresenta kill animations que acrescentam uma beleza especial ao jogo. Neste modo há um limite de disparos baseado em pontos.

Quanto à história em si, o jogo passa-se em Washington D.C no ano 2277, num cenário pós-apocalíptico em que os recursos naturais estão claramente à beira do colapso.
Conta com uma banda sonora muito boa e elementos sonoros como explosões, tiros e outros efeitos bem detalhados.

Com 91 e 93 pontos em 100 pela Metacritic e GameRanking, Fallout 3 foi Jogo do Ano em 2008, ganhando ainda prémios como o melhor RPG para Xbox 360, melhor jogo para a Xbox 360 e "Ultimate Game of the Year 2009".

O jogo teve lançamento para computador, Playstation 3 e Xbox 360, tendo vendido mais de 4,7 milhões de cópias até ao final de 2008.
Fallout 3 conta com cinco DLC, todos eles presentes na edição GOY (Game of the Year).


Para terminarmos em grande esta terceira parte da História dos FPS temos Arma 2.
Arma 2 é um FPS de simulação militar exclusivo para computador lançado em Junho/Julho de 2009, que vem na sequência de Operation Flashpoint: Cold War Crisis (2001) e ARMA: Armed Assault (2007).

O jogador, para além de controlar a sua personagem, ainda pode controlar através de ordens todo um batalhão de soldados com IA (modo singleplayer).

Arma 2, com todas as suas expansões oficiais simula 12 facções armadas, cada uma com os seus veículos e armas característicos, num total de cerca de 80 armas diferentes.
Há também cerca de 130 veículos diferentes, alguns deles apenas com algumas variações, dependendo da facção que o controla.
O mapa situa-se na República Checa, país de origem da Bohemia Interactive Studio.

Arma 2 inclui um editor de missões, o que faz que o jogo se torne teoricamente infinito.
O jogo conta com seis expansões oficiais lançadas entre 2010 e 2012.

Arma 2 recebeu uma média de 77% através do site Metacritic e encontra-se na 13º posição na lista dos 100 melhores jogos para PC da PC Gamer.