Site Meter

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Raspberry Pi vende 1,75 milhões de unidades

A Fundação Raspberry Pi anunciou que foram alcançadas 1,75 milhões de unidades vendidas deste pequeno computador, e dessas, 1 milhão foram construídas no Reino Unido


A Sony está a tratar da fabricação destes computadores no Reino Unido, de forma a conseguir manter o seu custo de produção e, consequentemente, preço de venda baixos.

O projecto nasceu em 2006, mas só em 2012 é que foi concretizado o sonho de conseguirem criar um computador de baixo custo que fosse acessível a todos, principalmente em escolas e em países mais pobres, para a despertar o gosto pela programação, principalmente nos mais novos.

O primeiro milhão de unidades vendidas foi alcançado no inicio do ano e, na altura, foram estimadas as vendas através do seu principal distribuidor.


Este pequeno computador, do tamanho de um cartão de crédito, tem todas as características de um computador normal e, uma vez ligados um cartão de memória com o respectivo sistema operativo, teclado, rato e monitor, comporta-se como um.

Este computador tem a particularidade de funcionar totalmente (ou quase) através de código aberto, tornando-o utilizar da forma que for necessária. Desde um pequeno servidor a um Media Center, "tudo" é possível.

Há diversos modelos e os preços variam de $25 a $35. Em Portugal é possível encontrar com preços que variam dos 25€ para o Modelo A e os 35€ para o Modelo B.