Site Meter

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

História dos First Person Shooters (Parte 4)

Começamos esta 4ª parte da História dos First Person Shooters com o Fallout: New Vegas


Este Fallout não é uma sequela do Fallout 3, que falamos na terceira parte, embora tenha uma jogabilidade semelhante.
Neste Fallout: New Vegas, lançado a 22 de Outubro de 2010, não há nenhuma personagem que venha de jogos anteriores, com a excepção de Marcus, um Super-Mutante que aparece em Fallout 2.

Neste título foram apresentadas diversas modificações, entre as quais destacamos várias modificações no sistema V.A.T.S., com a introdução de novos ataques V.A.T.S. específicos, que só são possíveis de executar neste modo de ataque ou um novo sistema de recolha de plantas, semelhante ao que acontece em The Elder Scrolls, que permite fabricar drogas, remédios entre outros.

Também foi adicionado um sistema de modificação de armas, que permite ao jogador modificar a mira, a quantidade de munição e aumentar a taxa de tiro das diversas armas.
Também o sistema de reputação foi reintroduzindo neste jogo, e que tinha estado ausente de Fallout 3.


2010 também foi o ano de S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat.
Um jogo do género "survival horror" desenvolvido pela ucraniana GSC Game World e que é o último jogo da série S.T.A.L.K.E.R.

O jogo passa-se em Pripyat na Ucrânia, onde se situa a central nuclear de Chernobyl, infelizmente famosa devido a um dos maiores acidentes nucleares da História. A premissa do jogo parte daqui, embora de forma diferente nos três títulos, mas em comum têm os efeitos da radiação libertada no ambiente - as anomalias e as emissões - e nas criaturas.

De apontar também uma actividade inédita neste tipo de jogos, mas que alguns geeks da tecnologia poderão reconhecer: utilizando o sistema de geolocalização, a personagem entrará numa busca por "stashes", ou caixotes com "prémios", desde armamento a primeiros socorros ou a artefactos - semelhante, portanto, ao geocaching. (Wiki)

Em S.T.A.L.K.E.R. temos presente vária facções - Loners, Bandits, Mercenaries, Scientists, Zombified Stalkers, Military, Monolith, Duty e Freedom - e cada uma controla várias partes do mapa.

O objectivo é chegar ao centro da "The Zone", uma vez que há rumores de que lá existam artefactos raros e tesouros.
O jogador terá de enfrentar o exército que, uma vez que o mesmo tem acesso a mais recursos financeiros e não só, envia várias equipas com helicópteros com o objectivo de fazer o reconhecimento da área e enviar equipas para "tomar de assalto" a área da Central Nuclear.


O FPS que se segue é o Battlefield 3.
Lançado em Outubro de 2011, este jogo, apesar do seu nome, é o décimo primeiro jogo da série Battlefield.

Uma semana após o lançamento alcançou os primeiros cinco milhões de cópias vendidas, o que originou elogios por parte de especialistas em jogos.
Este jogo é uma sequência directa de Battlefield 2, lançado em 2005, e a sua história, no modo single player, passa-se em 2014 entre a fronteira Irão-Iraque, Paris e Nova Iorque.
A personagem principal integra o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, que está em guerra com um grupo terrorista chamado Libertação e Resistência Popular.

O jogo tem um modo corporativo, em que dois jogadores se podem juntar para fazerem seis missões próprias para este modo, com um total de três níveis de dificuldade.

No modo multiplayer não há muito a falar, pois segue a mesma mecânica do anterior, no qual o jogador pode escolher uma classe entre as de Assalto, Engenheiro, Suporte e Franco-Atirador e jogar num modo que pode ir de Conquest, Rush, Squad Deathmatch, Squad Rush até ao reintroduzido Team Deathmatch presente em Battlefield 1942.

O jogo está disponível para Playstation 3, Xbox 360 e PC.


Entramos rapidamente em 2012, ano que podemos dizer que foi produtivo em termos de First Person Shooters.
Começamos então por Call Of Duty: Black Ops 2, rival directo de Battlefield 3.
COD:BO2 é o nono jogo da série Call of Duty e a sequela de Call of Duty: Black Ops (2010).

Foi lançado em simultâneo o Call of Duty: Black Ops: Declassified exclusivo para PS Vita.
O modo Single Player decorre entre os anos de 1980 e 2025 durante a Primeira Guerra Fria e uma suposta Segunda Guerra Fria e é o primeiro jogo da série a apresentar tecnologia futurista.
Black Ops II apresenta também uma história não linear, o que significa também que tem vários finais diferentes.

No geral o jogo foi bem recebido, tendo mais ou menos 83% na maioria dos sites de crítica, tendo o modo Zombie sido bastante elogiado.

O jogo foi lançado à meia noite em 16 mil lojas ao mesmo tempo e em todo o mundo, o que rendeu $500 milhões em apenas 24 horas, tornando-se, na altura, o maior lançamento de sempre na indústria do entretenimento, recorde quebrado este ano com GTA V.


Ainda em 2012 tivemos direito a Far Cry 3, desenvolvido pela Ubisoft.
O jogo vem na sequência de Far Cry 2 lançado em 2008.

Far Cry 3 é um jogo de tiro na primeira pessoa em mundo aberto, com diversos elementos de um RPG como pontos de experiência, árvore de habilidades, entre outros.

Para além de um modo single player com uma história bastante bem conseguida e um mapa dez vezes maior que o anterior, o jogo conta ainda com um modo multiplayer que pode ser jogado com até quatro jogadores online ou com dois jogadores com ecrã dividido.
Também neste, à semelhança dos jogos anteriores, tem um editor de mapas que podem ser jogados em modo multiplayer e partilhados com outros jogadores.

Os sites de pontuações agregadas GameRankings e Metacritic deram à versão PlayStation 3 89.68% e 91/100, à versão Xbox 360 89.40% e 90/100 e à versão PC 87.75% e 89/100, respectivamente.

A versão japonesa do jogo sofreu algumas modificações em relação ao original por conter elementos considerados violentos no país.


Para terminarmos 2012 e esta quarta parte da História dos FPS temos Borderlands 2.

Borderlands 2 é outro título de um FPS com uma componente RPG e é uma sequência do anterior Borderlands lançado em exclusivo para PC em 2009.

Neste jogo, a componente de inteligência artificial dos inimigos foi totalmente reformulada para além da física dos veículos e a evolução das habilidades.

As personagens do título anterior estão presentes neste segundo jogo embora Borderlands 2 se foque em quatro novos heróis.

Este jogo tem um carácter engraçado, devido às falas dos seus personagens e para além disso é todo ele feito à semelhança de um cartoon.

O jogo teve o seu lançamento para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 e tem uma componente single player e multiplayer.