Site Meter

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

isoHunt sai derrotado na justiça e será encerrado numa semana

O isoHunt, famoso site de busca de torrents, tem uma semana para ser encerrado depois de perder uma longa batalha judicial


A batalha tem sido travada contra a Motion Picture Association of America (MPAA), a associação que representa os estúdios de cinema de Hollyhood.

O dono do site, o canadiano Gary Fung, terá de pagar uma multa de 110 milhões de dólares referentes a danos para com os estúdios.
Como Gary Fung não tem essa quantia e muito dificilmente a consiga juntar, o mais provável é o site encerrar.

Isto significa uma grande vitória para os estúdios e para a MPAA e significa menos um site a distribuir torrents e conteúdo potencialmente ilegal.

A batalha judicial entre a MPAA e o isoHunt teve início em 2006, com a justiça norte americana a não considerar o isoHunt como um mero site de busca pelo facto de distribuir e facilitar o acesso a conteúdos protegidos por direitos de autor.

Fung inicialmente "jogou à defesa" afirmando que não era o responsável pelos conteúdos que o site distribuía e que removia quando notificado pelos detentores dos conteúdos protegidos por direitos de autor.

Como derrotado, Fung terá sete dias para encerrar o isoHunt e outros sites do qual é proprietário como o TorrenTBox e o Podtropolis.

O protocolo BitTorrent não é necessariamente usado para distribuir conteúdo ilegal embora seja reconhecido que a maioria dos conteúdos partilhados desta forma o sejam.
Há algum tempo que os sites que facilitam o acesso a conteúdos ilegais têm vindo a encerrar como o caso do Mininova, que facilitava igualmente o acesso a conteúdos protegidos por direitos de autor através de torrent ou os portugueses Cinematuga, BTNext e Né&Miguelito.