Site Meter

terça-feira, 26 de março de 2013

Zynga termina parceria com Facebook

Desde o seu lançamento em 2007 que era necessária conta na rede social para aceder aos jogos. Facebook passa esta semana a ser facultativo para jogar


Já esta semana, mas ainda sem dia específico, vai ser possível aceder a jogos da Zynga sem ser necessária conta no Facebook, o que anteriormente era obrigatório. Quem acede aos jogos através da rede social, porém, vai poder continuar a fazê-lo.

A parceria com o Facebook durava desde o início da empresa de videojogos sociais, em 2007, mas a Zynga já se afirmava como plataforma de jogos própria desde o final do ano passado. Houve entretanto negociações entre ambas as empresas, que previam uma série de privilégios para a divulgação de conteúdos para o Facebook em troca de um acordo de produção de jogos por parte da Zynga.

O anterior sistema de exclusividade de registo nos jogos através do Facebook foi benéfico para ambas as partes envolvidas. Só o Farmville, um dos jogos com maior sucesso da Zynga, chegou a atrair mais de 80 milhões de utilizadores para a rede social em apenas um mês. A produtora de videojogos entretanto entrou na bolsa de valores e pretende agora arriscar um modelo independente de funcionamento.

A partir da página oficial da Zynga, os utilizadores podem continuar a jogar os mesmos jogos, sempre com o conceito de comunidade e de jogos sociais, pelo que podem continuar a convidar amigos e interagir com os seus contactos. A Zynga prevê ainda o lançamento de novos jogos e a continuação da oferta de recursos exclusivos a partir da página.