Site Meter

terça-feira, 5 de março de 2013

[Última hora] Morreu Hugo Chávez


O presidente venezuelano Hugo Chávez faleceu esta tarde, aos 58 anos, segundo o vice-presidente Nicolás Maduro em declarações a um canal televisivo local. Chávez não resistiu a um tumor maligno na região pélvica, detectado a Junho de 2011.

O líder venezuelano tinha sido reeleito a 7 de Outubro do ano passado, mas não chegou a tomar posse, devido à sua saúde estar debilitada. Chávez, que estava no poder desde 1999, foi operado pelo menos quatro vezes, a última vez a 11 de Dezembro. Não foi visto em público desde então. Maior parte da assistência médica prestada, em Cuba, ter sido feita em segredo, nem mesmo sendo divulgado que tipo de tumor ou que órgãos teriam sido afectados. 

No início do ano surgiram rumores de que Chávez teria já morrido, bem como uma polémica envolvendo o jornal espanhol El País, que fez capa com uma foto que supostamente mostrava Chávez em muito mau estado de saúde, e que se provou ser falsa.

Chávez foi um dos políticos mais influentes, mas polémicos, da América do Sul, com um enorme movimento popular em torno da sua pessoa - talvez roçando o culto da personalidade - onde milhares de apoiantes o tinham como carismático. O seu discurso era, muitas vezes, anti-EUA, defendendo políticas baseadas no petróleo, mas que subsidiou alimento e cuidados médicos gratuitos aos habitantes das favelas venezuelanas. Por outro lado, a oposição condenava as políticas focadas num único homem, as nacionalizações desenfreadas e o tratamento duro dado aos oponentes.

Tinha algumas ligações a Portugal, principalmente de cariz económico, tendo comprado 175 milhões de euros em computadores Magalhães em 2010, durante o governo de José Sócrates, entre outros negócios com os Estaleiros de Viana e o Grupo Lena.



(em actualização; actualizado a última vez às 23h12)