Site Meter

segunda-feira, 25 de março de 2013

Os maiores marcos na história das consolas [2ª parte]

Continuamos a viagem no tempo para mostrar o que evoluiu no mundo das consolas de videojogos. Ontem ficámos no início da década de '90 e é daí que partimos hoje

Primeiro Tomb Raider, em 1996. Sensual? Sim, se acharmos polígonos sexy...
Entramos hoje na 5ª geração de consolas, e aquela em que houve a maior mudança, que se manteve até hoje: a morte anunciada do cartucho, substituído pelo CD com o aparecimento da PlayStation. A gigante japonesa da electrónica SONY entrou a pés juntos no mercado das consolas, então liderada pela eterna rivalidade SEGA-Nintendo. Corria o ano de 1994 e jogos como Resident Evil, Castlevania ou Crash Bandicoot contribuíram para o êxito deste aparelho que até à sua descontinuação, em 2006, vendeu mais de 100 milhões de exemplares.

Assim, dois anos depois, a Nintendo lança a última grande consola com jogos em cartucho, a N64. Embora o CD começasse a tomar conta do mundo dos videojogos, a grande vantagem do cartucho continuava a ser, na altura, não precisar de tempo de loading - para não falar da sua resistência face ao CD - e a N64 acabou por conseguir vender 33 milhões.

No mesmo ano, a Eidos mostrava ao mundo que nem todos os heróis precisam de ser homens de barba rija. Tomb Raider, para a PlayStation, deu a conhecer Lara Croft, uma britânica que corria o planeta de mochila às costas e semi-automáticas na mão a resolver enigmas e a resgatar tesouros perdidos. O epíteto "sexy" não tardou a surgir associado à menina Croft, ainda que muito pixelizada nas primeiras edições, e chegou às salas de cinema interpretada por Angelina Jolie. O Guiness Book of Records reconheceu Lara Croft como a heroína de videojogos mais bem sucedida de sempre, em 2006, com mais de 30 milhões de jogos vendidos. Este ano saiu um novo título que revela o passado de Lara e o que a levou a abraçar o caminho da aventura. 

Mas é claro que não podemos deixar de mencionar outros grandes nomes de 1996, como o já referido Resident Evil - que também originou uma saga de filmes com a bela Milla Jovovich no principal papel e uma franchise considerável que inclui action figures e livros de banda desenhada. Foi com este jogo, lançado para PlayStation, e com o Alone in The Dark (para PC) que o género survival horror se tornou um sucesso nos videojogos.

1997 foi também um ano de lançamentos memoráveis, como Final Fantasy VII, que trouxe o JRPG para o ocidente e que se tornaria até hoje um culto otaku, Oddworld e Gran Turismo. Porém, o clássico do ano foi mesmo Grand Theft Auto, de tal forma que continuaram a sair regularmente novos títulos da série, até 2009, com lançamento do GTA V para este ano. O jogado veste a pele de um ladrão de automóveis, em cenários que mimetizam várias cidades norte-americanas (embora o primeiro, a que nos referimos inicialmente, tivesse uma expansão que transformava a cidade numa cópia de Londres). Repletos de acção, automobilismo, um toque de RPG e muita sátira, daria o salto para o 3D em 2001 para a segunda consola da SONY, PlayStation 2. A partir daí, todos os outros GTA seguiria a fórmula vencedora.

O Final Fantasy VII deu a conhecer um dos heróis mais conhecidos do JRPG, Cloud Strife
1998 - ano da Exposição Mundial em Lisboa. E o ano em que a portátil da Nintendo ganhava cor - o Game Boy Color nasceu da pressão por parte dos developers em criar um sistema mais sofisticado que o anterior Game Boy. Era capaz de exibir até 56 cores diferentes a partir de sua paleta de 32.768 cores e apresentava retrocompatibilidade, podendo adicionar sombreados básicos de quatro cores a jogos do primeiro Game Boy. A cor não existia, no entanto, apenas nos jogos, mas na própria carroçaria da consola, que foi vendida num total de cinco cores originalmente e, mais tarde, em roxo transparente. Foram lançadas outras versões, em países específicos, como a versão dourada ou prateada (Pokémon Gold/Silver, vendida no Japão). Outra novidade era o sistema de conexão por infravermelhos, que permitia jogar com um adversário que tivesse o mesmo jogo, e em jogos da série Pokémon permitia mesmo a troca com outro jogador, antes só possível através de cabo.

Pokémon para Game Boy Color. Diálogos estranhos? Não. Japão
No ano seguinte, a SEGA coloca nas lojas a primeira das suas consolas a utilizar CD, a DreamCast. Considerada pioneira por permitir jogar online, uma característica até aí exclusiva dos PC gamers e que dava como aberta a sexta geração, acabou por vender apenas pouco mais de 10 milhões - um flop em comparação com outras máquinas. Ainda assim, deixou marcados jogos como Soul Calibur, Dead or Alive 2, Sonic Adventure, ou os online Quake III Arena e Phantasy Star Online. Foi também a primeira consola capaz de ser hackeada para poder correr jogos gravados em CD.

Este último tornar-se-ia no primeiro jogo multiplataformas, já que permitia que jogadores do mesmo jogo para PC, GameCube e XBOX interagissem - ou seja, o primeiro jogo a permitir quatro plataformas em simultâneo.

Ler 3ª Parte