Site Meter

sexta-feira, 1 de março de 2013

SpaceX prepara lançamento em direcção à ISS

A NASA tem um contrato de 12 vôos não-tripulados com a SpaceX para assegurar o reabastecimento da Estação Espacial Internacional


Está previsto para as 15h10 (hora de Lisboa) o lançamento de uma nave não-tripulada em direcção à Estação Espacial Internacional (ISS), se as condições atmosféricas se mantiverem favoráveis. A cápsula espacial Dragon foi construída pela empresa privada SpaceX, sediada na Califórnia e é o segundo de 12 vôos que figuram no contrato de 1,23 mil milhões de euros entre a empresa privada e a NASA. No entanto, será a terceira Dragon a alcançar a ISS, depois de um vôo demonstrativo em Maio de 2012 e uma primeira missão de reabastecimento, cinco meses depois.

A nave Dragon irá levar quase 550 kg em recursos para a Estação Espacial Internacional, onde estão de momento seis astronautas, e voltar à Terra com mais de uma tonelada de material. Está previsto que a missão termine a 25 de Março, quando a Dragon se despenhar no Pacífico, ao largo da Baixa Califórnia.

No entanto, este não é o único contrato privado da NASA com uma empresa privada de viagens espaciais. A Orbital Sciences Corp., na Virgínia, assinou um acordo de 1,46 mil milhões de euros para oito missões que utilizam foguetes Antares e naves Cygnus. Estas missões têm por objectivo não só levar recursos à ISS, mas também assegurar o transporte de astronautas norte-americanos, depois de, em 2011, ter sido retirada a frota de Space Shuttles. A NASA está, assim, dependente destas empresas privadas, e de vôos não tripulados russos, japoneses e europeus para transporte de recursos, bem como das naves russas Soyuz no transporte dos astronautas.