Site Meter

quarta-feira, 27 de março de 2013

Os maiores marcos na história das consolas [3ª parte]

A entrada no ano 2000 foi vivida em grande apoteose por todo o globo: o início de um novo milénio era sinónimo de futuro e de progresso tecnológico: e quanto às consolas, foi mesmo.

Nem só de jogos vive a Nintendo DS...
Em 2000, a SONY conseguiu entrar na História com a PlayStation 2, considerada a consola mais vendida de sempre - 138 milhões de exemplares vendidos após um primeiro ano lento em termos de vendas e 3857 títulos, a maior biblioteca de jogos para uma única máquina, sem contar com a retrocompatibilidade, que permitia jogar a grande maioria de jogos da primeira PlayStation na PS2. Permitia também jogar em rede e trouxe-nos jogos como GTA: San Andreas e Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. A produção só foi suspensa no início deste ano.

Frente ao sucesso da consola, a SONY lançou em 2010 um televisor com PS2 integrada, a Bravia KDL22PX300 de 22 polegadas, com quatro entradas HDMI e o sistema Bravia Internet Video Access, que permitia ao utilizador aceder a vídeos do YouTube e outros serviços de streaming.

Em 2001 deu-se mais uma viragem, quando também a Microsoft entrava no mercado com a Xbox, tornando-a na primeira consola norte-americana a ser lançada depois da Atari Jaguar ter deixado de ser manufacturada, em 1996. Foi também a primeira consola a ter disco rígido interno, eliminando a necessidade de memory cards. Com ela, surgiu o serviço XBox Live, que ainda hoje permite jogar em rede com banda larga, competindo na altura com o serviço online da DreamCast e da PS2, por ter melhores servidores, sistema social de "amigos" e títulos dantescos como o Halo 2. A consola vendeu mais de 24 milhões de unidades, antes de ser descontinuada em 2005 no Japão, 2006 na Europa e 2007 na América do Norte.

Halo 2 foi o jogo de maior sucesso na XBox Live, até ser destronado, em 2006, por Gears of War
No mesmo ano, a Nintendo mostrou ao mundo o Gameboy Advance, uma consola portátil de 32 bit. Também com retrocompatibilidade em relação aos cartuchos do Gameboy e do Gameboy Color, houve diversas variantes a este dispositivo, como o Gameboy SP e o Gameboy Micro, mas ambos com funcionalidades semelhantes. O jogo de maior sucesso, Pokémon Ruby/Sapphire, vendeu 13 milhões. Com o GBA foram lançados vários periféricos, como o adaptador wireless que permitia ligar a outros GBA sem a necessidade de cabo e que foi vendido em conjunto com o Pokémon LeafGreen/FireRed.

O Gameboy Advance foi também a primeira consola a vender formatos de vídeo (diferentes de DVD, aqui referimo-nos mesmo a formatos que correm especificamente nesta máquina), com os Game Boy Advance Video. Os cartuchos continham dois episódios de meia hora de desenhos animados conhecidos como DragonBall GT ou SpongeBob Squarepants. Foram também lançados os filmes Shrek, Shrek 2 e O Gang dos Tubarões (A Shark's Tale), na íntegra.

Mas não nos ficamos por aqui quanto aos lançamentos de 2001 da Nintendo. A GameCube é a primeira máquina Nintendo a utilizar discos ópticos depois de vários projectos abortados. A parte interessante nesta consola é a sua conectividade com outras Nintendo, como o Gameboy Advance, para conteúdos exclusivos nos jogos ou para o utilizar como controlador. Com o periférico Gameboy Player, era possível correr cartuchos de Gameboy, Gameboy Color ou Gameboy Advance.

A SONY cria a primeira consola portátil em 2004, a PlayStation Portable (ou PSP para abreviar). Apresentada na E3 2003, é o único dispositivo portátil a utilizar discos ópticos e, tal como o Gameboy Advance, teve também media de vídeo a correr exclusivamente nesta consola, com vários filmes a serem lançados simultaneamente em DVD e em UMD, os pequenos discos da PlayStation Portable. Tinha conetividade com as outras duas PlayStations e entre si, e acesso à internet através duma versão do NetFront, que permitia, entre outras coisas, jogar demos através da loja online. Outra das especificidades mais atractivas era a possibilidade de utilizar a PSP como leitor de mp3.


Falhas no sistema operativo original depressa permitiram o hacking da consola para correr .iso de jogos; no entanto, a SONY corrigiu essas falhas através de sucessivas actualizações de software. Através de um downgrade à consola, mesmo os modelos com versões mais avançadas do sistema operativo podiam usufruir desse hacking. Uma das formas utilizadas foi através de um exploit no jogo Lumines, que conseguia baixar o SO da versão 3.50 para a 1.50. A SONY vendeu mais de 76 milhões de PSP e a consola ainda continua a ser produzida. O título com maior sucesso é o Monster Hunter Portable, com vendas que ultrapassaram os 4,6 milhões. Mais tarde saíram versões desta consola, como a "slim", mais fina, e a PSP Go.

Como concorrente directo, a Nintendo lançou a Nintendo DS, uma consola portátil com touchscreen através de um stylus, e ecrã duplo - aliás, DS significa mesmo "dual screen".Embora tenha sido vista como um terceiro pilar, a acrescentar às anteriores GameCube e Gameboy Advance, a retrocompatibilidade com os jogos da série Gameboy fixou-a como sua sucessora. Descontinuada em 2007, vendeu, até final do ano passado, cerca de 153.67 exemplares, sendo a segunda consola mais vendida de sempre, apenas suplantada pela PlayStation 2. O facto de utilizar um firmware passível de ser reescrito, bem como ligação Wi-Fi e cartões SD, foi bastante hackeada para poder correr emuladores de NES, SNES, Master System, Mega Drive, entre outras máquinas.

Alguns dos jogos mais conhecidos foram o Nintendogs, semelhante ao nipónico Tamagotchi mas com diversas raças de cães (incluídas em diferentes versões do jogo), e a série Drawn to Life, onde o jogador utilizava o stylus para desenhar a sua própria personagem. Teve, tal como outras consolas portáteis, diversos designs, como a DS Lite, mais fina e leve, e a DSi, com novas características. A DS teve também oportunidade de mostrar que uma consola não serve apenas para jogar, ao lançar vários utilitários como guias de viagem, programas de treino mental e programas de composição e edição de música.

A próxima parte da História das consolas de videojogos vai mostrar o que mudou com a chegada da Sétima Geração.

Ler 4ª Parte