Site Meter

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Raspberry Pi assinala primeiro aniversário

O computador já foi vendido em 64 países e custa cerca de 35 euros. O Google vai doar 15 mil a escolas britânicas


A primeira versão do Raspberry Pi foi, na verdade, apresentada e lançada a 29 de Fevereiro do ano passado e, no seu primeiro ano, tomou o mundo de assalto com vendas a ultrapassar o milhão de exemplares. O pequeno computador, desenhado para entusiasmar as crianças para a tecnologia e para a programação, acabou por agradar também a graúdos: as críticas ao dispositivo foram, na sua esmagadora maioria, positivas. O fundador da RaspBerry Pi Foundation, Eben Upton, foi considerado um dos 35 melhores inovadores com menos de 35 anos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O plano inicial era fabricar 10 mil unidades, financiadas pelos próprios fundadores, mas o novo computador superou todas as expectativas. No entanto, apesar de todo o êxito, a britânica Raspberry Pi Foundation continuou firme na convicção de manter o RasPi focado no sector educativo, mais do que capitalizá-lo, vendendo-o a grandes corporações para fins lucrativos. 

A fundação juntou-se a várias outras organizações para promover o RaspBerry Pi às escolas, através de palestras e feiras de tecnologia. Em Janeiro deste ano, o próprio Google anunciou que iria fazer uma doação de 15 mil RaspBerry Pi a várias escolas no Reino Unido. A acompanhar o anúncio, divulgou ainda que algumas escolas teriam uma lição dada por Upton e pelo CEO do Google, Eric Schmidt.

O RaspBerry Pi custa cerca de 35 euros e é vendido sem caixa. É do tamanho de um cartão de crédito e pesa cerca de 45 gramas. Consiste numa placa de circuito com portas HDMI, ethernet, USB, AV e leitor de cartões SD e cada vez surgem mais acessórios opensource, como o Gertboard ou o Pi Face. O sistema operativo é baseado em GNU/Linux, embora já haja utilizadores que tenham posto o seu "RasPi" a correr Android.