Site Meter

sábado, 10 de abril de 2010

Corpo de presidente polaco já foi encontrado

Um acidente de aviação na Rússia causou 97 mortos e terá sido causado por um alegado erro da tripulação. Além do Presidente Lech Kaczinski e da sua mulher morreram vários outros responsáveis de altos cargos da Polónia: os principais chefes das Forças Armadas, o governador do banco central, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrzej Kremer, o vice-presidente do Parlamento, o líder da casa Civil e o chefe do Comité Olímpico. Os corpos das vítimas já foram encontrados.


 
Os corpos das vítimas do acidente de aviação ocorrido esta manhã na Rússia já foram encontrados, incluindo o corpo do presidente polaco Lech Kaczinski, anunciou Sergei Shoigu, o ministro das Situações de Emergência da Rússia. Segundo o ministro, citado pela agência Ria Novosti, "todos os corpos foram localizados".

O Presidente da Polónia, Lech Kaczinski, e mais 96 pessoas, incluindo a sua mulher, morreram hoje de manhã na sequência de um acidente de aviação na Rússia, de acordo com informações oficiais.

"Hoje, às 10 horas e 56 minutos (7 horas e 56 minutos em Portugal Continental), quando tentava aterrar no aeroporto, o avião Tupolev-154, que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk, despenhou-se nos arredores da cidade", precisou Irina Andrianova, porta-voz do Ministério russo para Situações de Emergência.

As primeiras informações apontam para que a queda se deva a um erro da tripulação. Segundo o comandante-adjunto do estado-maior da força aérea russa, Alexandre Aliochine, os pilotos do avião polaco ignoraram as instruções dos controladores aéreos russos para corrigir a trajectória que o aparelho tomava.

O número de mortos devido à queda do avião onde viajava o Presidente polaco ascende a 97, declarou Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia, que se encontra no local da tragédia.

"Neste momento há 97 mortos. A identificação será realizada hoje em Moscovo. Os cadáveres serão hoje enviados para lá. Amanhã estará tudo pronto para receber os parentes das vítimas", acrescentou Choigu.

Uma fonte da Ria-Novosti declarou que o cadáver do Presidente da Polónia, Lech Kaczinski, "já foi encontrado no local da catástrofe".

O Presidente russo, Dmitri Medvedev, decretou para 12 de Abril dia nacional de luto em memória das vítimas da maior catástrofe aérea da história da Polónia.

Natália Timakova, porta-voz do Kremlin, anunciou que Medvedev está a preparar uma mensagem especial para o povo polaco a propósito do acidente que provocou a morte a várias figuras políticas e sociais do país vizinho.

Timakova acrescentou que Medvedev e Putin acenderam velas numa capela ortodoxa situada na residência presidencial, nos arredores da capital russa.

Todos os passageiros e a tripulação do avião de fabrico soviético faleceram. Entre eles estava Lech Kaczinski, que se dirigia para Smolensk a fim de participar nas cerimónias fúnebres em memória das vítimas da matança de Katyn, em 1940, quando a polícia secreta soviética de Estaline matou mais de 20 mil polacos, entre prisioneiros de guerra, oficiais, funcionários públicos e polícias, abrindo uma ferida que ainda hoje esfria as relações entre Polónia e Rússia. O massacre acabou por ser denunciado pela Alemanha nazi.

Fonte: dn.sapo


Sem comentários :