O mês de Março foi o mais frio dos últimos 24 anos em Portugal continental e o terceiro mais chuvoso dos últimos 30, segundo o relatório do clima de Março do Instituto de Meteorologia (IM).
No último mês foram registados "valores médios da temperatura máxima mínima e média do ar inferiores aos respetivos valores médios do período [de referência (1971-2000)], com anomalias de -1.5 graus Celsius, -0.2ºC e -0.8ºC, respetivamente".
Quanto à precipitação, o mês de Março apresentou o terceiro valor mais alto dos últimos 30 anos, com 128.1 milímetros.
O valor mais alto tinha acontecido em 2001 com 273.8 milímetros.
"Março não só registou valores elevados de precipitação, mas também o número de dias durante o mês em que ocorreu chuva foi superior ao valor normal (1971-2000) em todo o continente e em particular nas regiões do interior. Em média ocorreram mais sete dias com precipitação do que é normal".
De acordo com o relatório, em 31 de março não existia seca meteorológica em Portugal continental estando quase todo o território em situação de chuva moderada a extrema, sendo que a escala varia entre seca extrema e chuva extrema.
No Arquipélago dos Açores, março caracterizou-se também por valores da temperatura do ar inferiores ao valor normal e em termos de quantidade de precipitação, os valores registados foram superiores aos normais, face ao período de referência, em todos os grupos do Arquipélago, em particular no grupo Oriental.
No Arquipélago da Madeira, o mês de Março teve temperaturas do ar superiores aos valores normais, que variaram entre 0.2ºC e 1.6 ºC.
Fonte: ionline
Sem comentários :
Enviar um comentário