Site Meter

sexta-feira, 1 de março de 2013

[Última hora] Reportados problemas na SpaceX

Produtora da cápsula Dragon e dos foguetes Falcon 9 fará um comunicado ainda hoje. Cápsula foi lançada hoje às 15h10, com recursos para a Estação Espacial Internacional



Poucos minutos depois do lançamento, a cápsula Dragon registou problemas, afirma a equipa. A causa do problema, surgido depois da separação do foguete, é ainda desconhecida, mas Elon Musk, designer-chefe da aeronave, divulgou no Twitter que houve problemas em três dos quatro propulsores auxiliares. A activação dos painéis solares esteve pendente até dois dos quatro propulsores auxiliares estarem activos.

Ainda é cedo para afirmar se o incidente irá fazer com que a cápsula não consiga alcançar a ISS. A chegada e acoplagem estavam previstas para amanhã.Fontes oficiais da SpaceX asseguram que não se trata do mesmo tipo de ocorrência que afectou um dos foguetes Merlin 1C no lançamento em Outubro, que levou a que um satélite fosse lançado num órbita incorrecta. Nesse caso, "uma falha no material, que passou despercebida, resultou numa brecha e na despressurização da câmara de combustão", o que levou a que o sistema informático da nave ordenasse o encerramento", afirmou Gwynne Shotwell, directora da SpaceX num briefing antes do lançamento de hoje. Shotwell deixou para mais tarde, mas ainda hoje, um comunicado sobre o incidente.

A aeronave não tripulada transporta consigo mais de uma tonelada de comida, roupa e outros mantimentos para os quatro astronautas na ISS e novos frigoríficos para as amostras do laboratório, bem como barras que serão acrescentadas ao exterior da Estação Espacial Internacional durante uma das próximas "space walks". Segue também material para experiências biológicas, como células estaminais congeladas de ratos, que serão cultivadas em animais adultos, para estudar os efeitos da exposição ao ambiente espacial e planear futuras viagens espaciais de longo curso tripuladas.

(em actualização; actualizada às 17h45)