A Sony prepara-se para colocar nas lojas a Playstation 4. Mas como é que a história das consolas de videojogos nos trouxe até aqui?
Apresentação da nova consola da Sony, em Fevereiro |
A revolução começou em 1967, quando o alemão Ralf Baer desenhou o primeiro dispositivo de videojogos caseiro, capaz de ser ligado a um televisor - a Brown Box. O primeiro videojogo consistia em duas figuras que, basicamente, jogavam "à apanhada". Existiram, ao todo, 12 títulos para a caixinha. Porém, foi apenas em 1972 que um videojogo se tornava um sucesso de vendas com o aparecimento de Pong, um jogo de ténis extremamente simplificado.
No mesmo ano, era lançada a Magnavox Odyssey. Na altura era ainda pouco desenvolvida em comparação com as super-consolas actuais, mas ainda assim vendeu cerca de 330 mil exemplares. Funcionava com cartões com jumpers que criavam. no máximo, três figuras móveis no ecrã. Para jogar, colocavam-se transparências coloridas em frente ao televisor para interagir com as três figuras - dois jogadores, uma linha central estática e uma bola. A série PONG foi o grande sucesso da marca, criado para competir com o homónimo da Atari.
Em 1974, criavam-se dois novos marcos na história dos videojogos com o aparecimento de Gran Trak 10, simultaneamente o primeiro jogo de corridas arcade e o primeiro jogo a usar ROM, e com Maze Wars, o pai dos first person shooters, onde, num labirinto tridimensional, se procurava a saída.
1976. A Atari lançava um dos jogos mais conhecidos - e com mais versões - da História. O Breakout consistia numa barra horizontal ao fundo do ecrã, onde uma esfera ricocheteava para quebrar tijolos no topo. Ainda a preto e branco, era colorido através de celofanes colados na tv. Como numa árvore genealógica, Breakout foi inspirado em Pong e acabou por inspirar outros jogos, mais conhecidos, como Arkanoid.
Suficientemente nostálgico? Avance até 1978, ano em que foi mostrado ao mundo o Space Invaders. Com um visual que se tornou icónico até aos dias de hoje, os pequenos alienígenas que o jogador tentava destruir com uma nave espacial acabaram por saltar do jogo para t-shirts e acessórios dos dias de hoje e, inclusive, são o logótipo de um dos eventos geek com as entradas mais cobiçadas - o Videogames Live.
Continuando na nossa viagem no tempo, no ano seguinte, a Namco anunciava o primeiro jogo a cores RGB, o Galaxian, semelhante ao Space Invaders. Em 1980, dava à luz outro título inesquecível. Adivinhe: uma esferinha amarela, um labirinto, pequenas bolinhas prontas a serem engolidas... e fantasmas. Pac-Man continua a fazer as delícias de tal forma que continuou a lançar novos títulos da série durante três décadas.
Avançando um pouco...
Em 1983, a Nintendo iniciava a terceira geração de consolas com a Family Computer. Aquele tijolo cinzento que funcionava com cartuchos ficou mais conhecido por NES (Nintendo Entertainment System) e corria jogos como Super Mario Bros., um dos mais vendidos de sempre com 10 milhões de cópias vendidas só no ano de lançamento, em 1985. Algo como toda a população portuguesa na altura ter o jogo em casa.
Em 1986, a SEGA entra no mercado com a Master System para competir directamente com a NES. No entanto, só em 1991 o canalizador italiano da Nintendo encontra um adversário à altura. Um ouriço (decerto geneticamente modificado) azul, capaz de velocidades estonteantes e com um fetiche por anéis. Sonic the Hedgehog foi criado inicialmente para a Genesis mas depressa se espalhou aos outros dispositivos da SEGA. Continuou a dar-nos aventuras até 2011 e, inclusivamente, uniu-se a Mario para os Jogos Olímpicos e de Inverno, em três jogos lançados em 2007, 2009 2011.
Em 1989, já na quarta geração, a Nintendo quis acompanhar os seus admiradores para todo o lado om uma das consolas portáteis mais famosas de sempre: o Game Boy (e, mais tarde, os seus "filhos" como o Color e o Advance) permitia levar jogos como Tetris ou Super Mario no bolso... enquanto as pilhas dessem ou houvesse uma tomada eléctrica por perto. Foi também para o Game Boy que foi lançado, em 1996, uma das sagas mais longas, conhecidas e jogadas por todo o Mundo: Pokémon é, hoje, não só umas centenas de criaturinhas que temos que apanhar, mas a maior das franchises em redor de um videojogo. Pika-chu!!
Embora os "jogos de porrada neles" já tivessem aparecido antes - quem não se lembra de Street Fighter? - foi em 1992 que o sangue corria a jorros pelas mãos dos jogadores de um dos mais violentos títulos da altura, Mortal Kombat. Acrescentando ao "normal" num fighting game, havia a possibilidade de dar ao adversário uma morte dolorosa e sangrenta numa das diferentes "fatalities". Acabou por originar também uma série de filmes, que embora sejam acarinhados por alguns, acabaram por ser um fiasco na sua grande maioria.
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