O actor faleceu hoje derivado a complicações após ser submetido a cirurgia cardíaca. Richard Griffiths tinha 65 anos
Griffiths ficou conhecido por papéis como o de Vernon Dursley, o tio de Harry Potter |
Um dos maiores nomes no cinema e teatro britânicos, Richard Griffiths, faleceu esta sexta-feira, devido a complicações após uma operação ao coração. Tornou-se especialmente conhecido do grande público depois de encarnar o tio malvado - e Muggle, nome dado os humanos não mágicos na saga - de Harry Potter, na adaptação ao cinema dos livros de J. K. Rowling.
Griffiths tinha formação clássica em teatro, na Escola Politécnica de Drama de Manchester e na Royal Shakespeare Company. Numa longa carreira, de mais de 40 anos, interpretou Shakespeare em algumas das adaptações mais polémicas, como "Sonho de Uma Noite de Verão", e entrou em filmes como Ghandi, e os mais recentes Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés e A Invenção de Hugo.
Porém, é o tio Vernon Dursley que fica na memória, quer pelo impacto que a saga teve, quer pelas maldades que fazia ao sobrinho Harry, um jovem feiticeiro - e uma aberração aos olhos de Vernon, da sua mulher, Petunia, e do filho de ambos, o arrogante Dudley, pelo que mantém Harry fechado em casa maior parte das vezes. Sobre a sua personagem, Griffiths afirmou que "o maior medo de Vernon é esse - não quer que aconteça nada de estranho que os vizinhos possam ver".
Daniel Radcliffe, o actor que interpreta o jovem feiticeiro e que contracenou com Griffiths mais tarde na peça Equus, já reagiu à notícia: "qualquer
local onde ele entrasse tornava-se duas vezes mais divertido e
inteligente só pela sua presença. Tenho orgulho em dizer que o conheci".