Site Meter

terça-feira, 12 de março de 2013

MAPiNET pediu a remoção de mais de 900 mil links em 2012

Dos 931.237 links apontados como piratas, apenas 11.171 foram retirados. Cinema continua a ser o meio mais divulgado ilegalmente


Só em 2012, o Movimento Cívico Anti-pirataria na Internet (MAPiNET) ordenou a remoção de mais de 900 mil links de acesso ilegal a conteúdos pirateados. Ao todo, foram 931.237 sites notificados junto dos serviços de fornecimento de internet e de páginas de alojamento, nacionais  internacionais; no entanto, apenas 11.171 foram efectivamente retirados.

O movimento justifica a diferença entre o número de pedidos e de de remoções com o modo como são processadas as denúncias: um conjunto de links serve de amostra ao total de ligações disponibilizadas e, na maioria dos casos, essa amostra acaba por ser suficiente. Porém, nada impede os responsáveis pelo site de procurar alojamento alternativo.

Segundo os dados divulgados pelo MAPiNET, o cinema continuou, no ano passado, a ser o meio mais pirateado e valeu a solicitação de remoção de mais de 400 mil sites. A música e o software foram, respectivamente, o segundo e terceiro meios mais pirateados. Os dados, porém, não referem números sobre sites de transmissão ilegal de cinema ou canais de televisão por cabo ("streaming"), que só em Portugal já conta com cerca de 200 sites dedicados.