Site Meter

terça-feira, 5 de março de 2013

Coreia do Norte oferece asilo virtual ao The Pirate Bay

"Acreditamos que pode ser um primeiro passo para a mudança de visão deste país quanto ao acesso à informação", afirmou um representante do site no blogue oficial



Depois da Noruega e da Catalunha, a Coreia do Norte. Segundo um post no blogue oficial do site de partilha de ficheiros The Pirate Bay, Pyongyang colocou à disposição largura de banda para as operações do website. "Hoje podemos revelar que fomos convidados pelo líder da república da Coreia [do Norte, Kim Jong-un] para lutarmos as nossas batalhas a partir da sua rede", afirma um representante, que assinou Kim Jung-Bay.

Um membro do TPB, citado pelo TorrentFreak, declara que tem havido conversações no sentido de colocar servidores norte coreanos a funcionar para o website "há cerca de duas semanas, desde que abriram o acesso 3G aos estrangeiros no país" e que Pyongyang os convidou "como fez a Eric Schmidt [CEO do Google] e a Dennis Rodman [ex-jogador profissional de basketball]". 

A notícia foi recebida em alguns meios com surpresa, uma vez que a Coreia do Norte tem um regime muito restritivo no que toca ao acesso à informação. No entanto, o TPB vê esta decisão como um ponto de viragem e um novo capítulo "na história do movimento, bem como na história das internets (sic)".

"Acreditamos que ser-nos oferecido asilo virtual na Coreia é um primeiro passo para a mudança de visão deste país quanto ao acesso à informação", pode-se ler no comunicado. Embora a resposta a Pyongyang não tenha sido revelada oficialmente, a reacção do TPB é positiva, por, afirmam, se tratar que é um país "que não se importa com ameaças vindas de outros". Na imagem de apresentação da página (acima) pode-se ver o logótipo do TPB, o navio pirata, com as velas alusivas à Coreia do Norte.

A mudança dos servidores da Suécia, onde a largura de banda era assegurada pelo Partido Pirata, para a Noruega e a Catalunha foi anunciada a semana passada, após uma decisão do partido. No entanto, os servidores noruegueses foram encerrados já esta semana, após ameaças semelhantes às feitas ao Partido Pirata Sueco.

The Pirate Bay Trace Route