A Caixa Geral de Depósitos alertou que circula na Internet um novo esquema de phishing que pretende descobrir dados bancários dos utilizadores.
O endereço de remetente do e-mail pode variar, mas em todos eles é apresentada uma mensagem falsa com um suposto aviso de segurança que alega que o uso do cartão de matriz se tornou obrigatório e que necessita de ser verificado.
Após carregar no link fornecido, é conduzido para um site cujo endereço não tem nada a ver com o endereço oficial do banco. Neste endereço é mostrada uma cópia exacta do site da Caixa Geral de Depósitos. No entanto, como referido, é apenas uma cópia destinada a recolher os dados dos utilizadores.
Por esse motivo, a Caixa Geral de Depósitos pede que, no caso de receber algum destes e-mails, este seja de imediato eliminado sem carregar no link fornecido.
A CGD deixa conselhos úteis no seu site para que não seja apanhado num esquema de phishing:
- Não abrir mensagens de correio com origem duvidosa.
- Manter um software de antivírus e antispyware actualizado e activo.
- Manter um software de firewall pessoal actualizado e activo.
- Não utilizar computadores públicos para aceder aos serviços de internet banking.
- Verificar o certificado digital para se assegurar que está a aceder ao internet banking da CGD (fazer duplo clique sobre o cadeado amarelo no final do browser; verificar se o endereço do sítio começa por https://).
- Verificar regularmente as contas pessoais, bem como a data e hora do último acesso.
- Terminar sempre a sessão de internet banking, através da opção ‘sair’.