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terça-feira, 19 de março de 2013

Italiano desenvolve jogo de contestação social

RIOT permite que o jogador escolha um dos lados da barricada - os manifestantes ou a polícia, num ambiente gráfico retro


Um jogo, desenvolvido pelo italiano Leonard Menchiari, permite-lhe agora manifestar-se sem sair do sofá ou, por outro lado, ficar do lado das forças de segurança. RIOT (do inglês "motim") surge numa altura de grande movimentação e descontentamento social, e foi precisamente depois de ter sido alvo de excesso de força na contenção de manifestantes que Menchiari decidiu criar o jogo, com a colaboração dos programadores Ugur Ister e Mattia Traverso.

O jogo simula, em tempo real e num visual que lembra os títulos dos anos 80, verdadeiras batalhas campais em ambiente urbano, deixando que o jogador escolha ficar do lado dos manifestantes ou da polícia e tomar decisões, conforme as necessidades e que mudarão todo o rumo do jogo.


Em declarações citadas pela MTV, Menchiari sublinhou que "jogar também como agente da autoridade é essencial", já que "o objectivo é mostrar os diversos pontos de vista e posições das duas partes". O desenvolvimento do RIOT foi financiado através do website de crowdsourcing Indiegogo em cerca de 12 mil euros para custos de software e licenças, mas também para viajar até países onde a contestação social tem sido mais forte, como o Egipto e a Grécia, para observar no local o comportamento quer de manifestantes, quer das polícias de choque. Acabou por conseguir 28 mil euros, mais que o dobro inicialmente pedido.

O jogo, que em princípio estará disponível para todas as plataformas, já tem o trailer disponível: