O Ziphius é um drone aquático, desenvolvido pela portuguesa Azorean e pode ser controlado através de smartphone ou tablet
O vencedor do Insert Coin, um concurso em San Francisco promovido pelo site de tecnologia Engadget, teve este ano um vencedor português. Chama-se Ziphius e é um drone - um veículo não tripulado - aquático, criado pela Azorean.
O prémio do júri e do público, num total de 25 mil dólares (cerca de 19.300€), distinguiu o pequeno aparelho, que pode ser controlado a partir de um smartphone ou de um tablet e está equipado com uma câmara frontal, com ângulo ajustável remotamente. O objectivo é permitir ao utilizador ver o que se passa dentro de água e, se as condições forem de baixa luminosidade, tem ainda um foco LED.
A aplicação para tablet e smartphone que controla o Ziphius pode criar um ambiente de realidade aumentada, transformando as imagens captadas pelo aparelho. Cristina Gouveia, directora de operações da Azorean, explicou ao Engadget que a câmara pode, por exemplo, captar uma bola dentro de água e posteriormente a imagem da bola ser transformada noutro objecto quando é vista no ecrã. A transmissão é feita por wi-fi e tem um alcance de perto de 90 metros em espaço aberto.
No entanto, o Ziphius, que deve o seu nome a um género de baleia, está ainda na fase de protótipo, A Azorean - um spin-off da YDreams - pretende agora apostar no crowdfunding para avançar com o seu desenvolvimento.