Site Meter

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Photo Sphere permite colocar imagens a 360º em qualquer site

Inicialmente, a funcionalidade apenas deixava carregar imagens para o Picasa, Google Maps e Google+. Agora, recorrendo a um código, as imagens deixam de estar limitadas a esses sites


A aplicação Photo Sphere está disponível para a versão 4.2, ou superior, do Android e permite tirar fotografias a 360º. O funcionamento é semelhante ao das fotografias panorâmicas que praticamente todas as câmaras fotográficas de telemóvel têm, colando as várias fotos de forma a criar uma "tira" de fotografia, com continuidade.

No entanto, a visualização e upload das imagens estava, até ao final da semana passada, restringida ao próprio dispositivo Android e aos sites Picasa, Google+ e Google Maps. A partir de agora, já podem ser carregadas em qualquer outro site, com recurso a um código simples para qualquer utilizador.

A Google disponibilizou este código e explicou na conta oficial no Google+ como o fazer. Consiste num widget de visualização, que pode ser incorporado em qualquer site através de dois pedaços de código - o script de implementação do widget e o referente à imagem a ser carregada.

Para descobrir o endereço da imagem a 360º, depois desta ter sido carregada para o Google+, basta aceder ao visualizador no Photo Sphere na rede social do Google e ver o endereço através de clique no botão direito do rato. Os restantes parâmetros estão "escondidos" nas propriedades da imagem no mesmo visualizador. O resultado final deverá ser este:


Apesar de existirem alternativas a este widget, como o Photosynth da Microsoft e o Panoramio - muito utilizado no Google Maps - este é possivelmente o mais simples de utilizar, mesmo para leigos da tecnologia.

Para testar as imagens, podem utilizar este site que recorre a APIs para simular a integração das mesmas numa página web e para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir, a empresa de Mountan View disponibiliza informação aqui.