Site Meter

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Cá Se Faz: Raiz do Sabão

Nascido em Mira d'Aire, este projecto fabrica de forma artesanal sabões 100% naturais e feitos a partir de produtos da região, como o azeite


Ana Cristina Silva e Maria de Fátima Vieira, depois de participarem em workshops e fazerem diversas experiências, resolveram criar a Raiz do Sabão. Com base em Mira d'Aire, no Ribatejo, este projecto fabrica, de forma completamente artesanal, sabões e sabonetes naturais, feitos a partir de produtos da região, sobretudo o azeite. Aliás, por esta aplicação curiosa do ouro líquido, participaram em Fevereiro no Encontro Ibérico do Azeite, em Abrantes.

Inicialmente um passatempo, em que produziam sabonetes para oferecer a familiares e amigos, depressa a Raiz do Sabão deu o salto para se tornar um negócio.

O processo é simples: a partir de uma gordura - neste caso, o azeite - e hidróxido de sódio, dá-se uma reacção química conhecida como saponificação. No entanto, a mistura leva também outros produtos, 100% naturais, que conferem aos sabões características aromáticas e/ou medicinais, como os óleos essenciais, cera de abelhas, chocolate ou ervas aromáticas da região (caso do alecrim, no sabão da imagem acima). A mistura dos componentes cria uma pasta cremosa e homogénea, que é então colocada em formas para secar e fazer a cura.

Os sabões e sabonetes apresentados pela Raiz do Sabão são vendidos em barra ou em formas, como os corações, e com aromas que vão da canela aos citrinos, ao alfazema e ao alecrim com pedaços de cortiça, que funciona como exfoliante.

Apesar do processo ser algo dispendioso, já que o azeite é um produto caro, os sabonetes têm um preço que varia entre os 4 e os 5 euros. O interesse do público é grande, tanto pelos preços acessíveis como pela crescente procura por produtos tradicionais e amigos do ambiente.

A Raiz do Sabão tem página própria e no Facebook e tem marcado presença em várias feiras por todo o país.