Site Meter

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cá Se Faz: ReuseGram

Porque os melhores momentos não devem ficar limitados a uma aplicação ou website, nasceu o ReuseGram: agora vai poder, literalmente, colar as suas memórias onde quiser


O ReuseGram é um projecto inovador que transforma as suas fotografias favoritas do Instagram em autocolantes reutilizáveis. Nasceu da ideia da designer Catarina Rodrigues da Silva, do publicitário Nuno Caetano e da gestora Teresa Fortunato e foi criada na ZUG, uma empresa de design, embora seja agora uma marca independente.

À GreenSavers, Teresa conta que "a ideia surgiu num jantar de amigos". "Estávamos a mostrar os produtos ZUG para crianças, em autocolante reutilizável e, como Instagramers, estávamos a partilhar fotografias e a fotografar o próprio jantar". A partir daí, foi um saltinho até se lembrarem de misturar ambas as ideias, aliando os autocolantes reutilizáveis às imagens do Instagram.

A premissa é simples, mas original: "eternizar os bons momentos registados no Instagram e trazer para o mundo físico o que se tem no mundo digital”, afirma Teresa. Os autocolantes podem ser utilizados várias vezes, depois de colados podem ser descolados e voltados a colar em superfícies lisas. O formato é sempre quadrado, como na própria fotografia do Instagram e estão disponíveis em folhas de quatro, nove ou 25 fotografias, com o custo único de 11€49, com portes de envio incluídos para todo o mundo.

No entanto, não é obrigatório ter conta na rede social de partilha de imagens,bastando para tal fazer o upload a partir do computador. Pode mesmo misturar fotos do Instagram com fotos privadas do seu disco. Depois de escolher as fotografias, o pagamento é feito por Multibanco, PayPal ou cartão de crédito. As encomendas poderão ser feitas a partir do website do ReuseGram. Visite-os também no Facebook.

Mesmo sem maior publicidade para além do "passa palavra", o ReuseGram já enviou encomendas para Londres, Nova Iorque, São Francisco ou Estocolmo. A grande oportunidade de negócio - e que este trio soube aproveitar - está no facto do Instagram continuar em permanente crescimento, prevendo-se que, no final de 2013, atinja os 280 milhões de utilizadores.



Nota da redacção: por motivos excepcionais, o Cá Se Faz desta semana foi publicado à quinta-feira. Porém, na próxima semana voltará a ser lançado no dia normal, quarta-feira, dia 29.